Cidades

Mais de 2.040 crianças e adolescentes vítimas de violência receberam atendimentos no CRAD

A Seprev já avalia a ampliação dos serviços para as regiões Norte, Agreste e Sertão

Por Assessoria 24/02/2022 10h14 - Atualizado em 24/02/2022 10h19
Mais de 2.040 crianças e adolescentes vítimas de violência receberam atendimentos no CRAD
Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente – CRAD inaugurado em setembro de 2021 - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), ampliou a atenção ao público infanto-adolescente vítima ou testemunha de violência com a criação do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente – CRAD. Inaugurado em setembro de 2021, o equipamento já totalizou 2.045 atendimentos até fevereiro de 2022.

Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o CRAD é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, onde eles recebem o atendimento integral realizado por uma equipe multidisciplinar para a efetuação dos procedimentos cabíveis e encaminhamentos necessários. Além disso, o CRAD integra os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós-violência e minimizando os prejuízos da vítima.

“Hoje o CRAD é referência no estado de Alagoas com o atendimento mais humanizado e nesses cinco meses de atuação vem contribuindo cada vez mais com a política da Criança e do Adolescente. Isso demonstra o quanto o Governo do Estado tem trabalhado para preservar a saúde mental dessas crianças que foram vítimas ou testemunharam algum tipo de violência e seus familiares”, afirmou.

Dados atualizados do CRAD mostram que os atendimentos são, em sua maioria, relacionados a violência física e sexual, mas também foram registrados casos de violência psicológica, violência verbal, violência doméstica, negligência, entre outros. Os recebimentos são provenientes de demandas espontâneas e dos órgãos parceiros como o Sistema de Justiça - que compreende Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça -, delegacias especializadas, Central de Flagrantes e os Conselhos Tutelares.

“Já estamos analisando a ampliação desse equipamento, tanto para a região Norte quanto para a região do Agreste, que contemplará também o Sertão. Nós entendemos a necessidade da descentralização deste serviço para que possamos estar presentes em todo o estado de Alagoas, fortalecendo a proteção integral das nossas crianças e adolescentes”, disse Samylla Gouveia.

Serviços como os oferecidos no CRAD oportunizam um recomeço bem-sucedido às vítimas e contribui para a prevenção à violência, principalmente contra os mais vulneráveis. Para quem busca atendimento, o Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente funciona 24h por dia e fica localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.