Cidades
Arquiteta fala sobre escolhas inteligentes das cores para a casa
Ao TH Entrevista, Cris Nunes ressalta que os tons fazem toda a diferença em ambientes cada vez menores

á está comprovado que as cores exercem influência sobre o nosso comportamento. Por isso, a escolha das paletas, nos mais diversos ambientes, deve ser cuidadosamente pensada e é parte importante de um projeto de arquitetura. Um dos cômodos que deve receber atenção especial na escolha das cores é a cozinha. Em apartamentos cada vez menores, em que as cozinhas aparecem conjugadas com a lavanderia, escolhas inteligentes podem fazer toda a diferença, inclusive estimular o apetite ou, até, reduzi-lo.
De acordo com a arquiteta Cris Nunes, em cozinhas pequenas, um bom planejamento trará praticidade e conforto. Para este fim, mais do que a escolha dos eletrodomésticos, é essencial definir revestimentos, pisos, mobiliário e objetos decorativos adequados e bem dimensionados.
“A escolha das cores é muito importante na hora de projetar um ambiente. É preciso atentar para escolher tons que favoreçam o estilo da família. Se a família tiver necessidade de ganhar peso, de melhorar o apetite, se não comem bem, é bom optar por cores como vermelho, laranja ou amarelo, que estimulam o apetite”, ensina.
Se, por outro lado, a família tiver restrições alimentares e precisa manter maior equilíbrio na alimentação, a cartela de cores é outra. “O ideal nestes casos é colocar cores como o azul ou o verde nas mais diversas tonalidades, que ajudam a inibir o apetite”, ressalta a arquiteta. Cris Nunes frisa, ainda, que não é recomendado o uso de cores muito escuras em cozinhas, sendo indicadas as tonalidades mais claras. Tão importante quanto a escolha das cores, é a iluminação.
“A cozinha é um ambiente que precisa estar muito limpo, então as cores claras facilitam muito. Nas cozinhas escolho por criar uma iluminação acima da bancada da estação de trabalho, porque é uma área que geralmente causa muita sombra, uma vez que você fica em pé na frente da bancada e, se a iluminação da cozinha for central, o seu corpo faz sombra na área de trabalho. Por isso, eu sempre coloco iluminação abaixo do armário, acima da pia”, esclarece.
ILUMINAÇÃO
Sobre o tipo de lâmpada que deve ser usada, a arquiteta recomenda uma iluminação mais branca, sendo bom evitar a tonalidade branca azulada porque deixa o ambiente muito cansativo. Já o piso deve ser em tons claros e acetinado, evitando os pisos polidos porque eles são muito escorregadios, o que é um fator com potencial de acidente.
Para ver a entrevista completa e saber sobre outros cômodos, você pode acessar o canal Portal Tribuna no Youtube.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril