Cidades
Prefeitura inova e firma parceria para implantação de mobilidade elétrica gratuita em Maceió
Além da criação de um eletroposto, projeto conta com carro e bicicletas elétricas para a população

Investir em mobilidade é um dos principais eixos de atuação para cidades mais inteligentes e sustentáveis. É por isso que a capital alagoana sai na frente e implantará o seu primeiro eletroposto, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Equatorial Energia.
Neste primeiro momento, além do eletroposto, serão disponibilizadas quinze bicicletas e um carro elétricos. Dez bicicletas serão para uso gratuito da população local e turistas e cinco ficarão à disposição da Guarda Municipal. Já o carro será direcionado para a segurança da cidade.
Com investimento de R$ 265 mil, o projeto será implantado na região do Stella Maris, no bairro da Jatiúca, parte baixa da cidade. As obras para garantir o funcionamento já estão em andamento e o serviço deverá estar disponível para a população em cerca de sessenta dias.
“Cada vez mais cidades têm investido no desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável e eficiente de mobilidade elétrica. A parceria com a Equatorial é mais um marco, no sentido da inovação e da reformulação do que deve ser o transporte urbano. Nesse sentido, a gente comemora uma nova era no turismo da capital com a implantação do eletroposto e da disponibilização de bicicletas para a população”, pontuou a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão.
A estação de carregamento também ficará disponível para alimentação de veículos elétricos da população, como explica o superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho. “Esses equipamentos serão peças importantes na promoção do lazer, da qualidade de vida na região e da segurança, estimulando ainda mais o turismo. Acreditamos fortemente que esse projeto vai contribuir para que Maceió continue sempre em uma posição de destaque no cenário nacional e essa é apenas umas das ações inovadoras que estão por vir”, destacou.

A implantação do projeto na cidade acontece através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e visa contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis comuns nos veículos, como gasolina e diesel.
Mobilidade elétrica
Mobilidade elétrica é, basicamente, a eletrificação dos meios de transporte, como carros, ônibus, motos e até mesmo bicicletas e patinetes. Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO2 (dióxido de carbono) e não poluem o meio ambiente. No eletroposto, uma das fontes de alimentação utilizadas será a energia solar, limpa e renovável.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril