Cidades
Advogado diz que convenção do MDB em Arapiraca foi legal
Município terá uma das eleições para prefeito mais disputadas de Alagoas

Após a divulgação de uma nota pública, na noite de quarta-feira (16), da Executiva Estadual do MDB, informando da dissolução do diretório municipal do partido e de que a legenda não terá candidaturas em Arapiraca, o advogado eleitoral Fábio Gomes afirma que os atos praticados pela representação estadual estão cheio de ilegalidades e irregularidades.
Gomes cita, por exemplo, o edital publicado no último dia 12 de setembro, que, segundo ele, não cumpriu o prazo de oito dias previsto no Artigo 27 do estatuto do MDB; assim como a inclusão dos nomes do deputado estadual Ricardo Nezinho e de Daniel Barbosa não se deu como prevê o Artigo 2º da Resolução 01/2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda segundo o advogado, a convenção de terça (15), que definiu Luciano Barbosa como candidato a prefeito de Arapiraca e como vice Ruteneide Nezinho (PL), seguiu todos os procedimentos legais e estatutários.
”E a convenção solicitada pelo diretório estadual confirmou a decisão do dia anterior”, relata.
A direção estadual do MDB afirma que o partido não terá candidato algum em Arapiraca este ano.
Se Luciano Barbosa estiver vice-governador até 2022, o governador Renan Filho, ao sair candidato ao Senado, não deixa o Executivo sob o comando do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (Solidariedade).
Município terá uma das eleições mais disputadas
Com o fim do prazo das convenções partidárias, na quarta-feira (16), Arapiraca terá uma das eleições para prefeito mais disputadas de Alagoas.
Além de Luciano Barbosa, caso vença a queda de braço com o diretório estadual do MDB, A Capital do Agreste tem mais sete nomes para a disputa do cargo de prefeito e vice no próximo dia 15 de novembro.
O advogado Hector Martins teve o nome homologado na convenção do Cidadania, juntamente com o professor Edson.
O Patriota lançou os nomes do advogado Cláudio Canuto e do policial civil Abelardo Silva.
Já o PSOL tem como candidato a prefeito e vice o servidor público Lindomar Ferreira e a servidora da saúde Alice Kelly da Silva.
A vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) vai para a disputa com o colega de chapa Marcos Sena.
A prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), que assumiu o mandato após o falecimento de Rogério Teófilo (PSDB), tenta a reeleição com o apoio do PSL, que indicou o empresário Ewerton Santiago como vice na chapa.
Já o Partido Progressista (PP), do deputado federal Arthur Lira, líder do Centrão no Congresso Nacional, vai para o embate com o deputado estadual Tarcizo Freire, tendo como vice o médico Nelson Brandão.
A disputa para o cargo de prefeito de Arapiraca ainda terá o líder comunitário Odilon Tenório (PMN), que ainda não informou o nome do vice na chapa.
Mais lidas
-
1'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série
-
2Menos de 24h
Corpo de menino de 3 anos desaparecido é encontrado dentro de mochila em mata de Belford Roxo
-
3Depressão
Humorista Whindersson Nunes é internado em clínica psiquiátrica
-
4Mudança
Band passa a tesoura em 'Beleza Fatal' e toma decisão inédita na TV
-
5Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?