Cidades
Plano de Acionamento Interinstitucional é lançado para evitar catástrofes
Plano vai funcionar com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros além de todas as secretarias estaduais
Atualizada às 10h35
Foi lançado na quinta-feira (11), no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, um Plano de Acionamento Interinstitucional para o período chuvoso de 2017 em Alagoas.
O plano vai funcionar com o apoio de vários órgãos como a própria Defesa Civil, a Polícia Militar (PM), as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e todas as secretarias estaduais.
Também vai fazer parte do Plano de Acionamento a Eletrobras Distribuição Alagoas, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o projeto foi criado em caráter preventivo para evitar que aconteçam catástrofes em Alagoas durante o período chuvoso.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Pereira de Melo, disse que as ações preventivas já começam de imediato.
Uma vez que o período de chuvas iniciou em abril e segue até agosto, no qual é chamado pelo os meteorologistas de ‘’quadra chuvosa’’.
“Estamos com planejamento para evitar que aconteçam catástrofes durante a época de chuvas. Com planejamento é difícil ter erros. Eles são menores. É esse o objetivo do plano integrar todos os órgãos e articular as ações que serão adotadas em caso de necessidades”, explicou.
Ele também ressaltou que o Plano de Acionamento Interinstitucional para o período chuvoso é importante porque após longos períodos de estiagem é comum que aconteça também um período maior de chuvas, que podem trazer alguns desastres.
Apoio da Eletrobras
A Eletrobras vai apoiar o plano porque tem polos em cidades como União dos Palmares, Rio Largo, Arapiraca e Matriz de Camaragibe, municípios próximos a rios, que correm risco de transbordar. Em casos de enchentes, a Distribuidora dispõe de estrutura adequada para atuar no reparo de rede elétrica, com veículos e equipamentos apropriados em caso de acidentes de grande proporção.
O coordenado técnico da Eletrobras, Raimundo Azevedo disse que a Distribuidora tem ainda a disposição equipes suficientes para execução de atividades em campo que estão preparadas para agir de acordo com as necessidades de cada ocorrência nas localidades que sejam afetadas.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira