Cidades
Campanha de vacinação antirrábica começa na segunda
Ação vai imunizar cães e gatos contra raiva e vai ocorrer até 13 de abril nos 102 municípios
Para garantir a segurança e bem estar dos cães e gatos domésticos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia na segunda (3), a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação, que será implementada pelas Secretarias Municipais de Saúde, vai ocorrer até 13 de abril e irá assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por um ano.
De acordo com o assessor de vetores, zoonoses e fatores ambientais da Sesau, Eduardo Silva, a campanha tem a meta de imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos. Para isso, técnicos das 102 Secretarias Municipais de Saúde foram treinados por técnicos da Sesau sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha.
“Este ano a imunização contra a raiva para cães e gatos será realizada no período de 3 a 13 de abril e o Dia “D” acontecerá no dia 8”, explicou o assessor de vetores, zoonoses e fatores ambientais da Sesau, Eduardo Silva. Ainda de acordo com a técnica, “os donos de animais que realizaram a imunização no ano passado devem levar os animais para nova vacinação esse ano”, reforçou.
A responsável técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório, ressaltou que a vacina é administrada a partir dos dois meses. Ainda de acordo com ela, não existe contra indicação na aplicação, exceção feita caso o animal esteja debilitado por diarreia ou vômitos frequentes.
As doses, segundo explicou Silvana Tenório, são envidadas pelo Ministério da Saúde para a Sesau, que repassa para os gestores municipais, responsáveis pela realizarão das imunizações em pontos estratégicos. Com isso, cada município deve realizar a sua estratégia para imunizar toda a comunidade de cães e gatos.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira