Cidades
Passeio na entrada de Maceió pela BR-316 desobstruída pela Prefeitura
Ação foi executada após a notificação dos proprietários de materiais e responsáveis por atividades e construções irregulares no local
A Prefeitura de Maceió iniciou neste sábado (28) uma operação para desobstrução do passeio público na entrada da cidade pela BR-316, no bairro Clima Bom. A ação foi executada após a notificação dos proprietários de materiais e responsáveis por atividades e construções irregulares no local. Seguindo o que determina o Código de Urbanismo e Edificações do Município, cerca de 360 profissionais estão trabalhando no reordenamento da área, que inclui ações como a retirada de entulhos, veículos abandonados e estacionados de forma irregular, além de comerciantes que não estejam adequados ao Código de Posturas do Município ou com mercadorias irregulares.
Reordenamento na entrada de Maceió. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
De acordo com o coordenador da operação e gestor da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, a necessidade do ordenamento é uma questão de saúde pública e de segurança. “Nós temos aqui um grande criadouro de mosquito Aedes aegypt, são centenas de famílias expostas ao risco da dengue, entre outras complicações, a exemplo do zika víirus”, disse o gestor referindo-se às muitas carcaças de veículos amontoadas às margens da estrada.
Ivon Berto – Secretário Municipal de Segurança Comunitária. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O secretário também chamou atenção para a relação da ocupação desordenada com os acidentes na região. “Com veículos e construções irregulares ocupando o passeio público, o pedestre é obrigado a fazer seu trajeto pela via, disputando espaço com todo tipo de veiculo. Acidentes por aqui são comuns, considerando o tráfego intenso da BR”, pontuou o coronel Ivon Berto.
As carcaças de automóveis recolhidas foram levadas até o pátio da SMTT. Os interessados em reaver o que foi recolhido devem se dirigir até a sede da SMTT, no bairro do Tabuleiro, em posse do documento do veiculo.
A operação integrada envolve a atuação das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Semds), Infraestrutura (Seminfra) e Desenvolvimento Territorial (Sedet), além das superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e Iluminação Pública (Sima), com apoio da Polícia Militar de Alagoas.
As ações de reordenamento na localidade seguem até o dia 4 de fevereiro. Outros pontos da cidade também passarão por operações de reordenamento até o mês de junho, como a Rua Cabo Reis, no bairro de Ponta Grossa. “Vale ressaltar que ninguém foi pego de surpresa, todos foram devidamente notificados e orientados por agentes do Município”, complementou o coronel Ivon Berto.Como parte do reordenamento urbano, após a retirada dos veículos e construções irregulares, será feita a limpeza de praças e a colocação de asfalto em vias públicas não pavimentadas.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas