Cidades

R.O. É TUDO!

Resto de ontem, o famoso RO, é o prato preferido do almoço de Natal, mas exagerar no repeteco pode ser uma cilada

Por Assessoria 22/12/2016 17h59
R.O. É TUDO!
Reprodução - Foto: Assessoria

O relógio aponta que já é meio dia, a noite foi longa e a manhã parece que ficou mais curta. A família se reúne para almoçar e o melhor é que ninguém precisa cozinhar, afinal, a comida já está pronta desde o dia anterior, certo? A cena é a mesma na maioria dos lares em que se comemora o Natal desde a véspera, com a famosa ceia da meia-noite.

Nada mais comum que o famoso R O, abreviação para o nome do almoço que se faz com o “Resto de Ontem”, as sobras do jantar. É prático, é gostoso, mas é preciso que se tenha alguns cuidados, tanto com o exagero quanto com a forma como se vai aproveitar o que sobrou, explica a nutricionista Geysiane Carvalho Mendes, do Hapvida Saúde.

Bem guardado

Antes mesmo de devorar, de novo, a ceia de Natal, a especialista lembra que é preciso ter cuidado com o acondicionamento dessa comida. Ela recomenda que algumas comidas nem sequer sejam guardadas: “Os alimentos que levam ingredientes como creme de leite e maionese, responsáveis por grande parte das infecções alimentares pós-festas, não devem ser consumidos muito tempo depois de serem preparados, justamente pelo risco de contaminação”, afirma.

Se você não guardou nada disso, então observe se os outros alimentos foram bem conservados. O ideal, segundo a nutricionista, é que a comida fique guardada em recipientes com tampas e fechados, para evitar a entrada de ar. O melhor é deixar tudo na geladeira, pois a baixa temperatura conserva os alimentos.

Requentar X Renovar

É exatamente isso o que a maioria das pessoas faz, justamente para ninguém ter mais trabalho nenhum de ir para a cozinha. Se você tiver feito tudo direitinho na conservação do que restou, então fique tranquilo, pois não há risco nenhum de se passar mal com o RO. Para quem tem um pouco mais de paciência ou disposição, a dica é incrementar essas sobras e dar nova cara às preparações, mas cuidado com os ingredientes escolhidos para esse upgrade, já que eles podem deixar a comida ainda mais calórica no dia seguinte.

 Exagero

Um dos riscos de se lançar mão do RO é repetir a ingestão de alimentos que são, na maioria das vezes, mais calóricos que o convencional. “A ceia de Natal, em si, já tem muitas comidas bem calóricas. Normalmente, as pessoas comem bastante na noite da véspera de Natal e, no dia seguinte, repetem. Por isso, há o risco de se exagerar ‘em dobro’, sair da dieta”, alerta a nutrionista.

A ideia é que a dieta seja encarada não como um regime inflexível para emagrecer a todo custo, mas sim como um programa de reeducação alimentar que deve melhorar o funcionamento do organismo como um todo. Ou seja, se você quiser renovar o prato e tirar a impressão de “déja-vu”, a dica é usar produtos com menos gordura. “O famoso risoto de peru é uma boa pedida, pois a carne branca do peru é saudável e nutritiva; o arroz pode ser feito na hora”, sugere a especialista.