Brasil
Responsáveis da minuta do golpe de Estado começam a ser julgados
O julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, dos responsáveis pela elaboração da minuta do golpe de Estado, num processo que levou já à condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, inicia-se na terça-feira.
De acordo com o Ministério Público, os acusados também são responsáveis por monitorar a “proposta de neutralização violenta de autoridades”, como o presidente brasileiro Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, eles também estavam envolvidos na articulação dentro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) “para dificultar o voto de eleitores da região Nordeste” durante o segundo turno das eleições presidenciais em outubro de 2022, numa região conhecida por votar majoritariamente em Lula da Silva.
O grupo chamado de Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado é composto por Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor internacional da Presidência da República), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência), Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal), Mário Fernandes (general da reserva do Exército) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).
Durante o julgamento, que deve terminar em 17 de dezembro, os acusados respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os mesmos crimes que, em 11 de setembro, levaram à condenação de Jair Bolsonaro, que foi considerado também o líder da organização criminosa.
De acordo com o STF, “já foram julgados e condenados 24 réus pela tentativa de golpe: oito do Núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete ex-integrantes do governo; sete do Núcleo 4; e nove do Núcleo 3.”
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'
-
4OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
5Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária




