Brasil

Polícia Militar forma mais duas turmas do Curso de Agente de Trânsito

Ao todo, 93 profissionais foram capacitados para atuarem como agentes da autoridade de trânsito em Alagoas

16/10/2025 09h01
Polícia Militar forma mais duas turmas do Curso de Agente de Trânsito
Curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem como agentes da autoridade de trânsito - Foto: Igor Lessa / Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) formou, na quarta-feira (15), 93 alunos do Curso de Agente de Trânsito (CAT). A solenidade ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), Trapiche da Barra, e reuniu os concluintes das turmas A e B, além de familiares e autoridades.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, Paulo Amorim, que também conduziu o rito de honra e continência ao veterano. O homenageado foi o subtenente da reserva remunerada Gilvano Silva Santos.

“O nosso comando prioriza o ensino e tem atuado para promover uma capacitação contínua. O Curso de Agente de Trânsito representa o compromisso da nossa Corporação com a segurança nas vias e com a preservação da vida. Hoje ressalto com orgulho as 404 ações formativas realizadas em nossa gestão, entre cursos, palestras e instruções, promovendo qualificação aos nossos policiais militares”, destacou Amorim.

Na data em que se celebra o Dia dos Professores, a cerimônia contou com a homenagem à sargento PM Marília Morais, da Diretoria de Comunicação, instrutora agraciada pela turma, que ministrou a disciplina de Língua Portuguesa e comunicação do agente de trânsito.

O orador, sargento Washington Lira, destacou o sentimento de dever cumprido. “Chegamos ao final dessa etapa, que marca mais um degrau em nossa qualificação. Que sigamos em busca contínua por conhecimento, para prestar um serviço ainda melhor à sociedade”, pontuou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega dos certificados aos três primeiros colocados de cada turma. Os militares receberam os diplomas das mãos das autoridades presentes ao evento.

Curso de Agente de Trânsito

Com carga horária de 200 horas-aula, a formação do CAT visa à promoção da segurança viária e do comportamento dos condutores, abordando o funcionamento dos órgãos de trânsito, princípios da engenharia de tráfego, tipos de sinalização, normas de circulação e conduta, além da identificação de infrações e crimes de trânsito.

A grade inclui disciplinas como legislação de trânsito; engenharia e sinalização; operação e fiscalização e prática operacional.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem como agentes da autoridade de trânsito, preparando o aluno para fiscalizar, mediar conflitos, agir com ética, cidadania e se comunicar com a sociedade de forma eficaz e respeitosa.