Brasil

Plataforma CSC anuncia cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025

Iniciativa desenvolvida em parceria com a EXXAS avalia cinco dimensões estratégicas e reconhece municípios brasileiros; em ALÇ, apenas Maceió integra o ranking

Por Assessoria 25/09/2025 11h26
Plataforma CSC anuncia cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025
O objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionem a inovação de forma sustentável - Foto: Divulgação

Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS, anunciou as cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025, iniciativa inédita criada para incentivar e valorizar boas práticas de governança em ecossistemas municipais de inovação. O objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionem a inovação de forma sustentável.

Assim como o Selo CSC: Cidades Inteligentes, a participação é autodeclaratória e depende do preenchimento de formulário com informações e evidências apresentadas pelas cidades. A análise considera cinco dimensões de governança: Políticas e estratégias de inovação; Participação e colaboração das hélices; Transparência e acesso à informação; Cultura de inovação; e Ambientes e resultados de inovação. O reconhecimento é concedido em cinco categorias, que refletem o estágio de maturidade dos municípios: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Aspirante.

“As cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação demonstram que a inovação urbana não se faz apenas com tecnologia, mas com governança, colaboração e políticas públicas consistentes. Este é um passo fundamental para estruturar ecossistemas fortes e capazes de gerar resultados sustentáveis para a sociedade”, afirma Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities.


O anúncio aconteceu durante o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento, que acontece de 23 a 25 de setembro no Expo Center Norte (SP), recebe se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.

Cidades reconhecidas em 2025

Categoria Diamante


Curitiba (PR)

Categoria Ouro


Blumenau (SC)
Brusque (SC)
Currais Novos (RN)
Guarapuava (PR)
Londrina (PR)
Maceió (AL)
Maringá (PR)
Novo Hamburgo (RS)
Passo Fundo (RS)
Pato Branco (PR)
Ponta Grossa (PR)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Santa Maria (RS)
Serra (ES)
Sorocaba (SP)
Uberlândia (MG)

Categoria Prata

Assaí (PR)
Caxias do Sul (RS)
Chapecó (SC)
Cianorte (PR)
Criciúma (SC)
Fortaleza (CE)
Ijuí (RS)
Ilhéus (BA)
Imbituba (SC)
Jaraguá do Sul (SC)
Lucas do Rio Verde (MT)
Osasco (SP)
Ribeirão Preto (SP)
Rio do Sul (SC)
Santa Cruz do Sul (RS)
Santa Rita do Sapucaí (MG)
Santana de Parnaíba (SP)
São Caetano do Sul (SP)
São Luís (MA)
Tangará da Serra (MT)
Uberaba (MG)
Viçosa (MG)

Categoria Bronze


Angra dos Reis (RJ)
Cariacica (ES)
Dourados (MS)
Franca (SP)
Jaguariúna (SP)
Juiz de Fora (MG)
Maracaju (MS)
Naviraí (MS)
Olímpia (SP)
Ponta Porã (MS)
Rio Verde (GO)
Santa Cruz (RN)
São Cristóvão (SE)
São José dos Pinhais (PR)
Vitória (ES)

Categoria Aspirante


Água Boa (MT)
Eusébio (CE)
Jardim e Guia Lopes da Laguna (MS)
Praia Grande (SP)
São Vicente (SP)

“O selo traduz o compromisso das cidades em criar e fortalecer ecossistemas de inovação que envolvem múltiplos atores, ampliam a transparência e estimulam a cultura inovadora. É um reconhecimento que serve também como bússola para orientar políticas públicas locais”, destaca o diretor de novos negócios da Necta, Willian Rigon.

Cidade CSC 2025


De 23 a 25 de setembro, o Expo Center Norte (SP) recebe o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.

“Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders do ecossistema reunidos para trocar experiências e elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, afirma Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities e CEO da Necta.

Quatro eventos simultâneos


Em 2025, o Cidade CSC se transforma em um ecossistema integrado, com 20 mil metros quadrados de área, mais de 20 áreas simultâneas de conteúdo especializado e a participação de mais de 500 palestrantes e debatedores em quatro grandes pilares que dão corpo à programação e conectam os principais temas da agenda urbana contemporânea:

Connected Smart Cities


O tradicional evento da plataforma se mantém como referência em conexões e negócios para cidades inteligentes no Brasil. Este ano, mais de 120 marcas expositoras participam do evento com soluções em serviços e equipamentos com foco em aprimorar a qualidade de serviços oferecidos, além de uma programação diversa sobre tecnologia, conectividade e segurança, economia azul e royalties, PPPs e concessões, urbanismo sustentável, inclusão e longevidade e cidades resilientes.

O CSC também será palco da apresentação da edição 2025 do aguardado Ranking Connected Smart Cities, que vem com novidades. Agora sob coordenação da SPIn e da Scipopulis, alinhado às normas ISO ABNT (37120, 37122 e 37123), o levantamento traz novos indicadores.

O Selo CSC Cidades Inteligentes também é um dos destaques em 2025. O selo avalia o nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. Além disso, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitárias.

AirConnected & Connected Urban Air Mobility


O futuro da mobilidade aérea ganha espaço próprio no Cidade CSC. O AirConnected promove discussões sobre o impacto da mobilidade aérea urbana na transformação das cidades inteligentes, reunindo autoridades, especialistas e empresas pioneiras do setor.

Parque da Mobilidade Urbana (PMU)


Reconhecido como o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o PMU chega ao Cidade CSC com experiências imersivas e soluções inovadoras para mobilidade ativa, sustentável e segura. Destaque para o Prêmio PMU, que reconhece iniciativas e pessoas que transformam a mobilidade urbana com inclusão, segurança e sustentabilidade.

CSC GovTech & CSC FutureTech


Voltados ao fortalecimento da inovação no setor público e privado, esses dois eixos complementares discutem a modernização da gestão pública e a promoção de governos mais simples, eficientes e centrados no cidadão (GovTech), e a transformação digital ética e sustentável, com foco em novas tecnologias e seus impactos no ambiente urbano (FutureTech). Os eixos também terão um momento de reconhecimento às melhores iniciativas, com o Selo CSC Ecossistemas de Inovação, desenvolvido em parceria com a EXXAS, que avaliará a governança de ambientes inovadores em cinco dimensões.

Serviço


Evento: Cidade CSC 2025 – Evento Nacional

Data: 23 a 25 de setembro de 2025

Horário: 23/09 das 18h às 20h | 24 e 25/09 das 9h às 18h

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Realização: Necta

Mais informações e inscrições: www.cidadecsc.com.br

Sobre o Connected Smart Cities


O Connected Smart Cities Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities 2025


O Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.