Brasil

Primeira semana de junho começa com frente fria e possibilidade de geadas no Sul do país

As temperaturas mínimas podem ser inferiores a 10°C em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Por Brasil 61 04/06/2023 15h45
Primeira semana de junho começa com frente fria e possibilidade de geadas no Sul do país
As temperaturas mínimas podem ser inferiores a 10°C em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Jan - Foto: Marleno Muniz Farias/Governo de Urupema SC

O mês de junho será marcado por fortes frentes frias, que devem passar pelo Brasil trazendo possibilidades de chuvas, principalmente em áreas do Rio Grande do Sul. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, o tempo pode até abrir, mas as pessoas devem ficar atentas às chances de geadas acontecerem na parte da manhã. Ela destaca que, além do Rio Grande do Sul, essa tendência é esperada nas áreas serranas de Santa Catarina e sul do Paraná, pelo menos, até terça-feira (6).

“Em função de um sistema frontal que está acontecendo no norte da Argentina e no Uruguai, há a possibilidade de chuva na parte sul do Rio Grande do Sul. No decorrer dos próximos dias vai ficando mais restrita, mas ela não tem uma característica de fazer uma incursão pelo país e proporcionar muitas chuvas”, explica.

Apesar do frio e da probabilidade de geada no sul do país, nas demais áreas a semana promete tempo seco e sem chuvas. Segundo Andrea Ramos, nos próximos dias, há previsão de temperaturas máximas maiores que 26°C na maior parte do Brasil, podendo ultrapassar 30°C no Centro e nas regiões Norte e Nordeste. A meteorologista explica que a massa de ar seco que se aproxima do país pode provocar um clima bem quente em determinados lugares. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, há previsão de tempo seco e sem chuvas em praticamente toda a semana, com exceção de áreas do extremo norte de Mato Grosso, onde podem ocorrer pancadas de chuva e baixos acumulados. “As chuvas ficam muito mais restritas no norte e na costa leste da região Nordeste e numa pequena faixa mais posicionada no sul do Rio Grande do Sul”, aponta.

Andrea Ramos diz que, ao longo da semana, seja mantido um padrão estável com temperaturas mais amenas pela manhã. Ao longo do dia, deve haver um pouco mais de calor, enquanto na parte da tarde, noite e madruga, haverá possibilidade de o tempo ficar mais frio, por conta da umidade que tende a diminuir. O tempo seco também deve prevalecer até sexta-feira (9), atingindo não só a parte central, mas também alcançando parte da região sul do Paraná, oeste de Santa Catarina, sul de Minas Gerais, boa parte de São Paulo e Rio de Janeiro e interior da região Nordeste.