Saúde

HGE promove ação de prevenção ao AVC no Centro de Maceió

Profissionais da unidade de AVC do HGE irão esclarecer sobre a doença

Por Fonte: Assessoria 27/10/2017 16h45
HGE promove ação de prevenção ao AVC no Centro de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Com os sintomas facilmente identificáveis, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, ainda leva ao óbito muitas pessoas que sequer imaginaram desenvolver a doença. E como é na prevenção que se encontra a maior arma no combate a este mal, o Hospital Geral do Estado (HGE), por meio de técnicos da Unidade de AVC, promove neste sábado (28), das 8h às 12h, no Calçadão do Centro de Maceió, uma ação de prevenção à doença, considerada a que mais mata no mundo.

A atividade contará com serviços de aferição de pressão, medição de glicemia capilar, de Índice de Massa Corpórea (IMC) e circunferência abdominal, além de orientação especializada para as pessoas com risco de desenvolver a doença. Médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem participarão da ação.

Por meio da iniciativa, o HGE pretende reduzir o número de pessoas acometidas por AVC que procuram anualmente a unidade, segundo informou a neurologista Simone Silveira. Isso porque, todos os anos, mais de 1.500 pessoas vítimas de AVC são tratadas no HGE e cerca de 300 delas não resistem à doença, seja porque não chegam no tempo previsto para os cuidados específicos, que é de 4 horas e meia do momento do AVC, ou devido à gravidade do caso.

“A ação preventiva do HGE vem mostrando para a população a relevância da prevenção no combate à doença, assim como destaca que a identificação correta dos sintomas é o maior aliado das vítimas. Hoje, mais de 70% dos pacientes que entram na Unidade de AVC do HGE saem vivos, com sequelas mínimas. Identificar corretamente e precocemente os sintomas auxilia no tratamento”, explicou a neurologista Simone Silveira, coordenadora da Unidade de AVC, destacando que a procura pelo atendimento médico de emergência tem que ser visto como regra básica.

Tratamento Específico - A Unidade de AVC do HGE é referência em Alagoas, com uma proposta de cuidado multiprofissional para o tratamento emergencial da doença. “O foco da unidade é o tratamento do acidente vascular em seu estado agudo, nos primeiros 14 dias, considerados críticos. Assim que der entrada no HGE, com o AVC instalado em até 4 horas e meia, o paciente receberá o trombolítico (medicamento que dissolve o trombo que obstrui a artéria), que auxiliará a recuperação e minimizará possíveis sequelas”, explicou Simone Silveira.