Mundo

16 de dezembro de 2017 19:41

Incêndio na Califórnia é o 3° maior registrado no estado

Combate ao fogo em 104.813 hectares já custou US$ 97 milhões

↑ Incêndio na Califórnia atinge comércio e residências (Foto: Reprodução)

Um forte incêndio na Califórnia, neste sábado (16), se tornou o terceiro maior registrado no estado, com potencial e mais devastação pelo ressurgimento de fortes ventos que alimentaram o crescimento das chamas.

O chamado incêndio Thomas destruiu mais de mil estruturas, incluindo 750 casas, em comunidades costeiras no sul da Califórnia, desde o seu início em 4 de dezembro, disse o Departamento de Proteção contra Incêndios do estado, em comunicado.

O combate ao fogo em 104.813 hectares já custou US$ 97 milhões, com milhares de bombeiros trabalhando sem parar e helicópteros e aviões sendo usados para combater as chamas.

A vasta paisagem carbonizada pelo incêndio, a menos de 161 quilômetros a noroeste do centro de Los Angeles, alcançou hoje mais cedo 104.813 hectares, ultrapassando os 104.131 hectares destruídos pelo incêndio Rim na Califórnia, em 2013, segundo as autoridades. O incêndio Rim foi o terceiro maior registrado no estado.

O incêndio Thomas está controlado em 40% da área e ameaça 18 mil estruturas, disseram autoridades, incluindo algumas no rico enclave de Montecito, fora da cidade de Santa Bárbara. O fogo está destruindo toda a vegetação, enquanto se expande pela Costa do Pacífico.

Os ventos quentes de Santa Ana ajudaram a aumentar o fogo, às vezes enviando brasas muito além do foco principal. A previsão é de que continuem fortes nas montanhas de Santa Barbara, segundo alerta o Serviço Nacional de Meteorologia. Rajadas de 64 quilômetros por hora são esperadas.

De hoje à noite até amanhã à tarde, os ventos podem atingir área próxima ao condado de Ventura, segundo o serviço de meteorologia. Foi lá que o incêndio Thomas começou, por causas desconhecidas, e onde o fogo continua.

Fonte: Reuters

Comentários