Interior

Moradores da Rota Ecológica reclamam da Central Já! no município de Porto Calvo

Populares das cidades da região falam de longa distância e dificuldade de acesso

22/08/2017 17h11
Moradores da Rota Ecológica reclamam da Central Já! no município de Porto Calvo
Reprodução - Foto: Assessoria

A Central de Atendimento ao Cidadão, mais conhecida como Já!, instalada em Porto Calvo, se por um lado facilita a vida da população local e de alguns municípios vizinhos, como Matriz de Camaragibe, tem levantado muitas reclamações de moradores da Rota Ecológica pela distância e pela dificuldade de acesso, sobretudo porque não existe um serviço regular de transporte coletivo ligando Passo, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras a histórica cidade da região norte de Alagoas.

Moradores e empresários reclamam também que o horário somente até às 14 horas não traz muitos benefícios, já que muitas pessoas dependem de carros das prefeituras para irem até Porto Calvo, uma vez que sem transporte regular, todos ficam dependentes do transporte particular de táxis, que custam caro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas.

Os reclamantes ainda protestam pela quantidade de gente para ser atendida, longas esperas de horas, em alguns casos. Ronildo Ferreira, por exemplo, morador de São Miguel dos Milagres, passou quatro horas na central de atendimento e não teve seu problema resolvido. A Marilene Santos, do povoado de Bom Despacho, na manha de quinta feira passada, estava a mais de 2 horas no ponto de ônibus esperando um transporte alternativo para tentar chegar a Porto Calvo em tempo.

Em breve Porto Calvo também irá receber uma unidade descentralizada do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecida como Farmácia do Estado. O serviço pretende beneficiar também os usuários dos medicamentos de alto custo que residem em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Certamente uma nova onda de reclamações irá aparecer. Moradores, empresários e até vereadores desses três municípios estão fazendo solicitações para que uma central de atendimento seja instalada na região da Rota Ecológica, que conta com mais de 35 mil habitantes.

O Já! Porto Calvo conta com os seguintes órgãos: Instituto de Identificação; Procon; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Sala do Empreendedor; Junta Militar; Secretaria de Estado da Fazenda; Juceal Express  e Sistema Nacional de Emprego (Sine).