Turismo

Jacarecica do Sul é ótima opção para o período pós-Carnaval

Alagoas é um dos destinos mais procurados do Brasil, seja na alta temporada, bem como na temporada de inverno

Por Claudio Bulgarelli / Tribuna Independente 21/02/2026 09h17 - Atualizado em 21/02/2026 14h35
Jacarecica do Sul é ótima opção para o período pós-Carnaval
As falésias possuem mais de 15 metros de altura e encantam os turistas que se aventuram por lá - Foto: Edilson Omena / Arquivo

Alagoas é um dos destinos mais procurados do Brasil, seja na alta temporada, bem como na temporada de inverno, com praias badaladas, famosas e belíssimas, como as da Rota Ecológica e as de Maragogi, consideradas aquelas do time classe A do litoral. Mas existem outras inúmeras praias que proporcionam o maravilhoso contato com a natureza, e longe da multidão.

E passado o agito dos dias de carnaval, que tal neste fim de semana conhecer uma praia no Litoral Sul de Alagoas, bastante deserta, bela, cheia de atrativos e que certamente dará ao visitante um dia de muito prazer. Estamos falando de Jacarecica do Sul, uma praia localizada a pouco mais de 40 km de Maceió, já no município de Jequiá da Praia, onde seu maior atributo, é exatamente por ser isolada. É uma das melhores praias de Alagoas, pois o seu visual é extraordinário, com suas falésias avermelhadas com até 15 metros de altura, contrastando com o mar de águas límpidas e areia clara.

A praia, que deriva seu nome da língua tupi, que significa “rio de jacarés”, referência à presença desses animais da região, passou a usar o termo “do Sul”, para diferenciá-la da praia de Jacarecica, situada em Maceió.

A praia é ainda deserta, apesar de ser uma das mais bonitas do Litoral Sul. E existem 3 formas de se chegar: a primeira é partindo da praia do Gunga, em quadriciclos, por caminhos previamente estabelecidos, onde se pode alugar o transporte. A segunda é pela rodovia AL-101 Sul, por uma estrada de terra batida, por dentro do canavial, logo depois do Mirante do Gunga.

E a outra partindo de Duas Barras, já em Jequiá da Praia. Esse passeio é bastante procurado, partindo do estacionamento do Complexo Dunas de Marapé. E que fica ainda mais incrível porque além do passeio levar a um destino cheio de beleza, o trajeto é feito a bordo de um caminhão que fez parte da frota da Segunda Guerra Mundial. O caminhão sai da sede do receptivo e percorre cerca de 4 quilômetros entre sítios e fazendas. No trajeto, o guia vai contando a história da praia e de suas formações rochosas, as famosas falésias, que foram formadas há milhares de anos pela ação do tempo e do vento.

Ao chegar à praia, o visual no alto das falésias é o cartão postal perfeito e, também por isso, parada obrigatória para muitas fotos e selfies. Por ser praticamente isolada, a praia de Jacarecica do Sul não conta com nenhuma infraestrutura de bar ou restaurante, sendo só para banho e contemplação. O período de estadia por lá no passeio é de uma hora.

Na volta da praia, o passeio ainda faz uma parada no Sítio Bolandeira para um banho de rio em um canal da lagoa de Jequiá da Praia. Por lá, os moradores locais comercializam diversos tipos de licores caseiros de diversos sabores: caju, coco, jenipapo, cravo e canela, além de vários estilos de cocada. A degustação dessas delícias é gratuita e disputada entre os turistas.

O cenário de Jacarecica do Sul difere um pouco daquele composto basicamente por mar, areia e coqueiros. O destaque deste trecho do litoral alagoano fica por conta das belíssimas falésias de cor avermelhada e ocre, contrastando com o azul do mar.

Falésias

As falésias possuem mais de 15 metros de altura e encantam os que se aventuram por lá, pois se revelam como um verdadeiro presente da natureza. Inclusive, é dessas falésias que se retira a areia colorida para a confecção do artesanato típico da região, areia colorida em garrafas. Tem uma grande extensão e uma ótima faixa de areia. Além disso, tem ao seu redor um pouco de mata de nativa bastante preservada. O local é muito bom para dar uma caminhada e contemplar a beleza do lugar. Seu mar tem a tonalidade entre o azul e o verde, com ondas moderadas e é procurada para praticar bodyboard.

Para agregar mais prazer ao passeio, além do mar que vale a pena dar um mergulho, a uns 20 metros, existe uma lagoa de água doce para banhos relaxantes. Essa lagoa tem uma característica muito interessante: na superfície a água é bastante fria, mas ao mergulhar a água é quente, que chega quase a queimar a pele do rosto. Não conta com infraestrutura de bares, barracas e restaurantes, então leve seus comes e bebes. Mas atenção, não deixe seu lixo na praia.

Até porque o local é bastante preservado, já que em certas épocas do ano, serve para reprodução de tartarugas marinhas. Da praia do Gunga até Jacarecica do Sul, o trecho acabou virando um santuário de desova desses animais dóceis e que estão ameaçados de extinção.