Turismo
Aeroporto de Maceió registra crescimento de 10,7% no número de passageiros em 2025
Terminal Zumbi dos Palmares se aproxima de 3 milhões de usuários no ano
O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, registrou crescimento de 10,7% no número de passageiros em 2025. Ao longo do ano, quase 3 milhões de pessoas passaram pelo terminal, conforme balanço divulgado pela Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto.
O resultado acompanha o desempenho da rede da empresa no Brasil, que encerrou 2025 com 45,6 milhões de passageiros nos 17 aeroportos sob sua gestão, alta de 5% em relação a 2024.
Desempenho da rede Aena no país
Segundo a Aena, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, liderou a movimentação no país, com 24,5 milhões de passageiros, crescimento de 5,9%. Na sequência aparecem os aeroportos do Recife, com 9,9 milhões de usuários e aumento de 3,6%, e Maceió, que apresentou uma das maiores taxas de crescimento entre os terminais administrados pela concessionária.
No Nordeste, o destaque em taxa de crescimento foi o Aeroporto de João Pessoa, que movimentou 1,89 milhão de passageiros e registrou aumento de 17,7%. Os aeroportos da região, sob gestão da Aena, somaram 16,8 milhões de passageiros em 2025, crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior.
Outras regiões
Nos demais estados, os aeroportos administrados pela concessionária totalizaram 28,9 milhões de passageiros, com crescimento de 5,1%. Além de Congonhas, os terminais de Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG) ultrapassaram a marca de 1 milhão de passageiros, com altas de 3,4% e 2,5%, respectivamente.
No Pará, os quatro aeroportos administrados pela Aena movimentaram juntos 1,2 milhão de passageiros. Santarém liderou o volume, com 507,5 mil usuários, seguido por Marabá (379,3 mil), Carajás (254,4 mil) e Altamira (87,5 mil).
Investimentos e perspectivas
A Aena informou que mantém obras de ampliação e modernização em aeroportos localizados nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. As intervenções ocorrem nos terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros; além de Marabá, Carajás, Santarém e Altamira.
Mais lidas
-
1Shopping
Shopping Pátio Maceió abre pré-Carnaval com show infantil e workshop de maquiagens gratuitos
-
2Vem aí!
Quem são os novos personagens da 4ª temporada de Bridgerton
-
3Maceió
Funcionários do Hospital Veredas protestam por atrasos salariais e direitos não pagos
-
4Combate às plantas
Globo surpreende e faz Laboratório para trocar participantes do BBB 26
-
5Gratuito
Afya Maceió retoma assistência em saúde com agendamento para atendimento das Clínicas



