Turismo

Mata Verde, rainha dos povoados, completa 114 anos

Principal atração turística de Maribondo, localidade faz parte do mapa dos atletas amantes do ecoturismo

Por Claudio Bulgarelli - repórter / Tribuna Hoje 28/01/2026 08h18 - Atualizado em 28/01/2026 08h26
Mata Verde, rainha dos povoados, completa 114 anos
Cachoeira da Escadinha, na Tríplice Divisa entre Maribondo, Mar Vermelho e Tanque D'arca - Foto: Edilson Omena

Nos seus 114 anos, Mata Verde, rainha dos povoados, localizada no município de Maribondo, Zona da Mata alagoana, além de muitas lutas, conquistas e histórias, se tornou, nos últimos anos, na principal atração turística da região, pois além das trilhas pela região de mata atlântica e das pedras colossais, é o melhor caminho para se chegar às belíssimas cachoeiras do Boi e da Escadinha, na Tríplice Divisa entre os municípios de Mar Vermelho e Tanque D'arca.

Nos últimos anos o povoado tem se tornado um dos destinos favoritos dos atletas e turistas que procuram cultura, ecoturismo e turismo de aventura para sair da rotina cansativa da cidade e buscar uma experiência nova na natureza. Na verdade, a região é rica em belezas naturais, onde as cachoeiras refrescam a todos com sua água gelada e seus rios e bicas, que compartilham da mesma nascente, um lugar mágico que vale muito a pena conhecer. O povoado também faz parte do Mapa de Turismo do Brasil, através do Município de Maribondo, e está presente na Instância de Governança Turística dos Quilombos, ambas situações que têm como objetivo desenvolver ainda mais o turismo, cultura e tradição.

As Cachoeiras da Escadinha e do Boi, são poesias em movimento, as trilhas, capítulos vivos de um livro escrito pela natureza e, a devoção a Santa Paula Romana, a força espiritual que une gerações. Em seus 114 anos, Mata Verde celebra o passado com orgulho, vive o presente com dignidade e constrói o amanhã com responsabilidade, abrindo caminhos, melhorando acessos e preservando sua identidade.
Foi fundada por famílias que vieram de refugiados da escravidão e encontraram uma terra rica e abundante para se viver. Com aspectos históricos ultrapassam gerações, teve sua fundação por volta de 1900, porém, tem como base comprovada de sua existência a data do término da construção da igreja matriz, que começou em 1902 e terminou em 1912. Povoado muito religioso, cultural e repleto de tradições que vão do Carnaval com frevo ao São João com o forró pé de serra, Mata Verde é um dos maiores povoados do estado de Alagoas e o maior povoado do município de Maribondo, com uma população estimada de mais 2000 habitantes.

E sob a liderança do prefeito Bruno Teixeira e do vice Ubiratan Nunes, dois ilustres maribondenses que amam profundamente sua terra, Mata Verde vive um tempo de valorização e projeção.