Turismo
Turismo alagoano em cena: Sebrae Alagoas leva o turismo do estado a evento com visibilidade nacional
Instituição promoveu a integração de representantes do turismo alagoano em um grande encontro, no Ceará
O Sebrae Alagoas participou, pela primeira vez, do Brazil Travel Market (BTM), levando representantes do NúcleoTur como expositores, com o objetivo de ampliar o acesso a mercados e promover os destinos turísticos de Alagoas. Realizado em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 23 e 24 de outubro, o BTM é considerado o maior evento B2B de turismo das regiões Norte e Nordeste, reunindo profissionais de todo o país e do exterior em um espaço estratégico para geração de negócios e fortalecimento do setor.
Em sua 14° edição, o BTM promove a integração do trade turístico, reunindo uma feira de negócios, mais de 30 capacitações e rodadas comerciais. Além disso, o evento é reconhecido nacionalmente por estimular a inovação e criação de oportunidades para o setor, atraindo operadoras, agências e instituições públicas, em um ambiente que é favorável para ampliar conexões comerciais e estratégicas, especialmente entre os mercados Norte e Nordeste.
Alagoas além do litoral
Conhecida mundialmente pelas belas praias, Maceió se destacou como o 3° destino com maior procura de hospedagens no país. No entanto, para além do turismo de sol e praia, que a capital e outras cidades litorâneas oferecem, o estado alagoano contempla um leque de rotas e experiências turísticas que ainda são pouco exploradas e conhecidas.
Com a ideia de potencializar outras experiências do turismo alagoano e a competitividade no setor, o NúcleoTur foi criado, em 2024, através de um grupo de trabalho no Sebrae Alagoas. Atualmente, o NúcleoTur é formado por 35 agências de turismo, que desenvolvem ações coletivas para criação de roteiros, qualificação empresarial e fortalecimento de vendas conjuntas.
Nesta edição do BTM, o Sebrae Alagoas reservou um stand para que as empresas que fazem parte do NúcleoTur participassem como expositores, apresentando produtos e experiências do estado, a fim de transformar o Paraíso das Águas em um destino para diferentes experimentações turísticas.
De acordo com Amanda Pinto, analista do Sebrae Alagoas, e que representou a instituição no BTM, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de posicionar o grupo e o turismo alagoano em um cenário de grande visibilidade.
“O Sebrae viu na BTM uma oportunidade de colocar o Núcleotur em evidência, como expositor, e não apenas como visitante, possibilitando a abertura de novos mercados para as empresas alagoanas. A instituição tem feito investimentos para ampliar a competitividade no setor, e este espaço, na BTM, foi uma estratégia para que as agências alagoanas participassem de um evento externo, com visibilidade de outros estados e até países”, afirmou.
Quatro representantes integraram a delegação que participou do evento, entre eles o presidente do NúcleoTur, Diogo Kairos, que ressaltou a importância do apoio que o Sebrae Alagoas desenvolve com o grupo.
“Estar aqui pela primeira vez, em parceria com o Sebrae, é a possibilidade de mostrar quem nós somos como núcleo e como agentes de viagens comprometidos com o crescimento do turismo em Alagoas. Somos o único stand representando o estado, e isso nos dá a responsabilidade de mostrar a identidade de Alagoas como um destino completo, cheio de possibilidades”, destacou Diogo.
O stand “Conheça Alagoas” reuniu atrativos e produtos turísticos de todas as regiões do estado, do litoral ao sertão, destacando experiências de natureza, gastronomia e cultura. A proposta foi oferecer uma verdadeira imersão no turismo alagoano, com degustações e recursos digitais que apresentam destinos e roteiros regionais.
“Queremos que o público veja que Alagoas é muito mais do que sol e mar. É um estado que tem história, cultura, gastronomia rica e experiências que vão das lagoas às serras, dos quilombos às falésias”, disse.
Com este trabalho junto ao NucleoTur, o Sebrae possibilita aos participantes a abertura de novos mercados, o fortalecimento da imagem dos destinos alagoanos e o aumento das oportunidades de negócio para as agências locais. A presença no evento também permite o intercâmbio de boas práticas e a aproximação com operadoras e parceiros estratégicos de todo o país, impulsionando a competitividade do turismo de Alagoas.
Ao apoiar o NúcleoTur no BTM, o Sebrae Alagoas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo, com a competitividade no setor e com a valorização das experiências que fazem do estado um destino singular, repleto de diversidade cultural e hospitalidade.
Mais lidas
-
1Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
2Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
3História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
4'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




