Turismo
Turismo do Saber leva alunos a imersão prática no patrimônio e na preservação ambiental de Penedo
Somente nesta semana, cerca de 80 alunos da Escola Municipal Manoel Soares de Melo participaram das atividades

O projeto Turismo do Saber segue proporcionando experiências educativas que unem teoria e prática para os estudantes da rede pública municipal.
Somente nesta semana, cerca de 80 alunos da Escola Municipal Manoel Soares de Melo participaram das atividades, que têm como objetivo despertar o interesse pelo turismo, valorizar a história local e promover a conscientização ambiental.
Na parte teórica, os estudantes aprenderam sobre a história de Penedo, seus pontos turísticos e particularidades, assim como o turismo movimenta a economia do município. Em seguida, a aula prática proporcionou um contato direto com o patrimônio cultural e natural da cidade.
O roteiro incluiu visitas ao Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, Casa de Aposentadoria, Praça Barão de Penedo, Theatro Sete de Setembro, Hotel São Francisco e Galpão Zureta de Artesanato.
Alunos e alunas também tiveram a oportunidade de realizar um passeio de catamarã pelo Rio São Francisco, momento em que conheceram mais sobre a história e compreenderam a relevância da preservação do rio, que é tão fundamental para Penedo e para o Brasil. Durante o trajeto, observaram, ainda, a obra da ponte Penedo/Neópolis.
De forma leve e dinâmica, o projeto Turismo do Saber leva conhecimento de maneira lúdica, permitindo que os estudantes aprendam na sala de aula e também vivenciem, na prática, como o turismo funciona e contribui para o avanço da cidade.
“Achei o projeto muito interessante, pois, a partir dele, além dos pontos turísticos, aprendi várias coisas sobre a minha cidade que antes não conhecia”, disse a aluna Tainá.

O Turismo do Saber tem cronograma de atividades até novembro e para encerrar o ciclo 2025, será realizado o concurso “Um Olhar sobre Penedo”, que vai premiar estudantes autores da melhor frase e foto sobre Penedo com um laptop (1º lugar), um celular (2º lugar) e um tablet (3º lugar).
O projeto lançado no primeiro governo Ronaldo Lopes está em sua terceira edição, iniciativa pioneira da Prefeitura de Penedo que é realizada pelas secretarias de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Educação (SEMED), e conta com o apoio do trade turístico local e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Mais lidas
-
1Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
2Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
3Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
4Contrato encerrado
Globo suspende transmissão para Gazeta
-
5Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta