Turismo
Arena dos Engenhos celebra dois anos da premiada Rota da Cachaça e projeta turismo do Agreste alagoano
Primeira edição do festival itinerante acontece em Arapiraca, nos dias 12 e 13 de setembro, reunindo música, gastronomia e artesanato

Durante os dias 12 e 13 de setembro, Arapiraca vai respirar cultura, sabores e celebração da identidade nordestina com a Arena dos Engenhos, festival gratuito que une gastronomia, música, artesanato e que tem como estrela, a cachaça alagoana. O evento marca dois anos da criação da Rota da Cachaça, roteiro turístico que colocou o Agreste alagoano no mapa do turismo nacional.
Criada em 2023, a rota tem como destino engenhos e fábricas que produzem algumas das cachaças mais premiadas no país em um trajeto que passa por Arapiraca, Campo Alegre, Junqueiro e São Sebastião. Em pouco tempo, o roteiro se consolidou como um dos principais atrativos do interior alagoano e foi selecionado para o projeto “Destinos Conscientes”, promovido pela Embratur por meio da plataforma Janoo.
Os engenhos que fazem parte da rota recebem, em média, 50 visitantes por dia nos fins de semana, reflexo do trabalho conjunto que movimenta a economia local e atrai turistas de vários outros estados.
“É gratificante ver a consolidação da Rota da Cachaça do Agreste, que completa dois anos de existência. Desde o início, o Sebrae esteve presente apoiando as cachaçarias, tanto na preparação técnica, como na formatação e estruturação do itinerário que hoje dá identidade à rota. A Arena dos Engenhos é a expressão desse sucesso, que fortalece o turismo na nossa região. O evento valoriza toda a cadeia produtiva, representando não só a nossa cultura e tradição, mas também o potencial econômico do Agreste”, declarou a analista do Sebrae, Susylane Santos.
Com uma programação que vai contar com feira gastronômica, shows musicais, exposições temáticas, espaço infantil e, claro, a degustação de cachaças que ganharam prêmios nacionais e internacionais, o evento é realizado pela Instância de Governança do Agreste, em parceria com o Sebrae Alagoas e a prefeitura de Arapiraca. A proposta é que o festival seja itinerante, percorrendo os outros municípios inclusos no roteiro turístico, promovendo o intercâmbio cultural entre as cidades e ampliando o alcance da iniciativa.
“Cachaça só se faz no Brasil e, aqui no Agreste de Alagoas, temos engenhos que carregam o orgulho não só de competir, mas de vencer outras cachaçarias em prêmios no país e, até, no exterior, superando Minas Gerais e Paraíba. E o nosso roteiro também é um sucesso, tanto que recentemente fomos premiados no Salão de Turismo de São Paulo, pela Embratur e Janoo, como uma das melhores experiências do Brasil. É a prova de que o Agreste saiu na frente e que o turismo em Alagoas é muito mais do que sol e mar. A Arena dos Engenhos é a celebração desse protagonismo”, enfatizou a presidente da Instância do Agreste, Evânia Albuquerque.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
4Lembra dela?
Quem é a famosa atriz da TV Globo encontrada em situação de abandono em Porto Alegre
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?