Turismo
Pesquisa do MP/AL com passageiros avalia qualidade do serviço de companhias aéreas
Estudo de campo foi realizado no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor da Capital, realizou, na manhã desta quarta-feira (20), pesquisa de campo no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, com o objetivo de coletar dados sobre relações de consumo no transporte aéreo nacional.
Para isso, foi aplicado aos passageiros um questionário que abordava diversos tipos de situações que, apesar de corriqueiras, causam danos aos consumidores, entre elas: atrasos, cancelamentos e remarcações de voos; bagagens danificadas e/ou extraviadas; existência ou não de informações claras pelas companhias aéreas; efetividade dos canais de relacionamento e SAC das empresas aéreas; prestação de assistência material nos casos específicos de voos com atrasos; ajuizamento de ações judiciais e resolutividade dos problemas.
“Esse tipo de pesquisa é uma forma da gente obter informação e possui subsídio suficiente para propor melhorias ao setor aéreo, visando ao bem-estar coletivo dos passageiros”, apontou o promotor de Defesa do Consumidor do MPAL, Max Martins, que acompanhou a aplicação do questionário.
A pesquisa está sendo realizada em âmbito nacional, em aeroportos localizados nas capitais e principais cidades do país, e visa subsidiar as discussões e propostas que serão conduzidas pela Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON) às empresas aéreas, por ocasião da 36ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que será realizada no Ministério Público do Rio Grande do Sul, no dia 27 de agosto de 2025.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




