Turismo
Grupo de Alagoas é o único do país a participar do maior festival de teatro de bonecos do Leste Europeu
Trupe Canguelê é a única delegação brasileira selecionada para o Festival “Vistas de Ryazan", que acontecerá em setembro, na Rússia

A cultura alagoana alcança projeção internacional inédita com a seleção da Trupe Canguelê - Teatro de Bonecos de Alagoas como única representante brasileira no XX Festival Internacional de Teatros de Bonecos "Vistas de Ryazan" (Ryazanskie Smotriny), que acontecerá de 12 a 18 de setembro de 2025, na Rússia. O festival, considerado o maior e mais prestigiado do gênero no espaço pós-soviético, reunirá grupos de mais de 20 países em sua edição de 30 anos.
A participação da Trupe Canguelê transcende o âmbito artístico, posicionando-se como um momento de diplomacia cultural brasileira. O grupo alagoano apresentará o espetáculo "Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente", no projeto especial "Oriente+", apoiado pelo Fundo Presidencial de Iniciativas Culturais da Rússia, e dividirá o palco com companhias ancestrais como o Teatro de Marionetes de Pingyang, da China, cuja tradição remonta a mais de 900 anos e é reconhecida como patrimônio cultural imaterial.
"Esta seleção representa não apenas o reconhecimento internacional da nossa arte, mas a capacidade de Alagoas dialogar culturalmente com o mundo através de suas tradições mais autênticas", destaca Ricardo Camilo, diretor do grupo.
Camilo explicou que a trupe levará à Rússia uma síntese vibrante das manifestações culturais alagoanas como: Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano, apresentadas através de bonecos confeccionados inteiramente com materiais recicláveis pelo artesão e bonequeiro Daniel Silva. "Esta abordagem sustentável, marca registrada da Trupe Canguelê, alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e demonstra como as tradições ancestrais podem dialogar com questões contemporâneas urgentes", destacou o diretor, acrescentando que a composição diversa do grupo, que inclui artistas LGBTQIAPN+ e de origens parda, negra e indígena, reflete a pluralidade cultural brasileira e oferece representatividade autêntica no cenário internacional.
HISTÓRICO
Desde a sua fundação em 2021, a Trupe Canguelê construiu um currículo internacional impressionante. O grupo foi selecionado para festivais em países como Argélia, Honduras, Sérvia e, recentemente, Itália, mas a participação foi inviabilizada por questões financeiras. Em 2024, com apoio da Secult-AL, a Trupe Canguelê foi o único grupo brasileiro selecionado para o Festival Folk Cantanhede, em Portugal, onde se apresentou para mais de 5 mil espectadores. Esta nova seleção para a Rússia confirma a consistência e qualidade artística que posiciona Alagoas no mapa cultural mundial.
Apesar dos custos de viagem, hospedagem e alimentação serem custeados pela organização russa, a trupe busca parcerias empresariais para complementar recursos destinados a ajuda de custo dos artistas como: seguro viagem, bagagem extra e deslocamentos. O apoio pode ser viabilizado através do Decreto Nº 59.240/2018 - Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Alagoas, que estabelece que empresas podem obter benefícios fiscais ao investir em projetos culturais e ao fazer doações ao Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).
"Estamos levando a alma de Alagoas para o mundo, mas precisamos do apoio de quem acredita na força da nossa cultura. Cada empresa que nos apoia estará conosco neste palco histórico, mostrando que Alagoas tem parceiros que valorizam nossa arte", destaca Edjane Pereira, artesã e cantora do grupo.
As empresas que desejarem firmar parcerias conosco, deverão entrar em contato por meio do número: (82) 98876-5959, falar com Daniel Silva.
A Trupe Canguelê - Teatro de Bonecos de Alagoas foi fundada em 2021 e é dirigida por Ricardo Camilo. O grupo reúne artistas apaixonados pela preservação e ressignificação das tradições culturais nordestinas, notabilizando-se pela criação de espetáculos sustentáveis, oficinas educativas e pela promoção da inclusão social através da arte.
SOBRE O FESTIVAL
Realizado em Ryazan, capital da região onde nasceu o poeta Sergei Yesenin, o Festival "Vistas de Ryazan" é um dos eventos culturais mais importantes da Rússia, reconhecido pela UNIMA (União Internacional de Marionetes), a qual a Trupe Canguelê é filiada por meio da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). A edição 2025, que comemora os 30 anos, tem o foco no tema "Oriente+", celebrando as tradições orientais do teatro de bonecos e promovendo diálogo intercultural entre Ásia, África, América Latina e Europa Oriental.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
4Em Brasília
Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso