Turismo

Barra de São Miguel é destino preferido de maceioenses

Natureza caprichou na criação de um bioma que reúne piscinas naturais, croas, lagoas, manguezais preservados, recifes de corais, ilhas, rio e praias com vários tons de azul

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 17/05/2025 09h01 - Atualizado em 17/05/2025 09h41
Barra de São Miguel é destino preferido de maceioenses
Palatéia, reserva com 748 hectares de mangue e Mata Atlântica - Foto: Divulgação

Você sabe o que fazer na Barra de São Miguel? Um dos municípios mais charmosos de Alagoas, localizado a 30 km da capital, a Barra, que faz parte da lista dos principais atrativos turísticos para quem visita o estado, deixou de ser apenas um prolongamento para os ricos de Maceió, para se tornar um destino turístico nacional. Paraíso em Alagoas, a natureza caprichou na criação de um bioma que reúne piscinas naturais, croas, lagoas, manguezais preservados, recifes de corais, ilhas, rio e praias com vários tons de azul. Na mesma região, dá para aproveitar os trechos de mar calmo para curtir em família, com longas caminhadas, praticar o stand up paddle, surfar, além de passear em lanchas, catamarãs e jangadas.

As praias são as protagonistas do litoral alagoano e próximo à Barra de São Miguel estão reunidas algumas das melhores praias do Estado. Na própria Barra, por exemplo, devido aos seus numerosos recifes de corais, na maré baixa formam-se croas e piscinas naturais onde crianças e adultos podem curtir à vontade. Uma atividade indicada aos turistas é o passeio de jangada, que visita o aquário natural e os bancos de areia passando pela Praia das Conchas e termina na Praia do Gunga.

A cidade balneária encanta moradores e visitantes com suas belezas naturais. São praias de águas tranquilas e cristalinas, cercadas por uma excelente infraestrutura com bares e restaurantes que permeiam toda a orla da cidade. Mas se você ainda não sabe tudo o que a Barra de São Miguel tem para oferecer, confira as dicas:

Esportes náuticos

Para os mais radicais também não vão faltar atrativos. As praias da Barra de São Miguel são os cenários perfeitos para praticar esportes náuticos, como o Flyboard e Stand-Up Paddle (SUP). Além disso, se você prefere se divertir com um grupo de amigos ou com a família, um passeio de banana boat pode ser a escolha ideal. A brincadeira que faz sucesso nas praias é diversão garantida.

Passeios ecológicos. Porém, se você gosta mesmo de curtir a natureza, além das belas praias existem os passeios ecológicos. Um dos mais famosos é o que vai à Reserva da Palatéia. A poucos minutos da Barra de São Miguel, a reserva que fica exatamente na cidade de Roteiro não pode deixar de fazer parte do itinerário de quem visita a Barra. O local é um paraíso, com 748 hectares de mangue e Mata Atlântica.

O passeio para a Palatéia, reserva ambiental com 748 hectares de mangue e Mata Atlântica situada na Barra de São Miguel é bastante conhecido, por ser uma reserva que é a maior produtora de Ostras do Estado (Associação Paraíso das Ostras) e por possuir o Projeto Caçadores de Mel que produz mel e o própolis vermelho.

É possível fazer o passeio de duas formas: indo sozinho e contratando os barqueiros na hora ou contratando um guia especializado para fazer o passeio e receber uma verdadeira aula sobre a flora, a fauna e as curiosidades da região.