Turismo
Culinária alagoana continua brilhando e segue em alta no Brasil
Verão acabou mas a culinária segue em alta

Se por um lado os empreendimentos hoteleiros alagoanos figuram na lista do Prêmio Travelers’ Choice, O Melhor dos Melhores de 2025, do TripAdvisor, em diversas categorias, a gastronomia do estado, com seus muitos restaurantes também segue em alta, conquistando o paladar de turistas de todo o Brasil. E a culinária e seus restaurantes estão sempre lá. E é cada vez maior o número de turistas que chegam a Maceió em busca de restaurantes com gastronomia regional, sobretudo, de regiões onde esse tipo de culinária não é tão comum. Mas mesmo os nordestinos que visitam a capital, também são fás apaixonados de cuscuz, carne de sol desfiada queijo coalho e outras delícias regionais.
Partindo de Maceió, a Belusca Artesanato, que nasceu no Mercado das Artes como uma loja dedicada ao artesanato de qualidade, tem agora na Belusca Cafeteria, na rua Demócrito Sarmento Barroca, bem próximo da Praça Lyons, na Pajuçara, um espaço de culinária nordestina feito com ingredientes da região, mas com um sabor bem característico de Alagoas. O espaço dispõe de café da manhã, almoço e jantar. Um cardápio simples, prático e muito saboroso para quem quer se deliciar com uma comida nordestina. No café da manhã, um bem montado prato regional feito com cuscuz, carne de sol, banana da terra e queijo coalho. E tem ainda as opções de cuscuz de massapuba, as tapiocas recheadas e café. No almoço e jantar, tem um prato executivo de carne ou frango, servidos com o famoso feijão tropeiro, recheado com charque e calabresa. Acompanha arroz branco e uma salada tropical feita com couve, cebola roxa, tomate e um toque adocicado da manga palma, com um leve tempero cítrico. O cardápio, que é servido com todas as opções, a qualquer hora do dia, já faz parte da culinária criativa, ou gastronomia de experiência, que o turista tanto procura em Maceió.

Da praia do Francês, um beach bar, o Olibaba, e um beach restaurante, o Mustang, ambos pé na areia, com pontuação máxima em excelência, e ambos entre os 10 por cento dos melhores do mundo, figuram na lista dos melhores do ano do TripAdvisor, já se tornaram referência da boa culinária em Alagoas. Com centenas de avaliações positivas, todas com pontuação máxima, o Olibaba, na Vila dos Pescadores, que vem conquistando o selo Travellers’ Choice do TripAdvisor nos últimos anos com um cardápio de culinária criativa, assinado pela chef Verônica Prates, trabalha com a culinária brasileira, frutos do mar, portuguesa e internacional, além de manter um cardápio de drinks exclusivo.
O Mustang, por sua vez, assumiu a primeira posição entre todos os restaurantes de Marechal Deodoro segundo o TripAdvisor. O Mustang, bar e restaurante pé na areia, desde a sua abertura, continua voando alto e ocupa lugar de destaque no universo gastronômico do litoral Sul. E agora, com votos de pessoas do mundo inteiro, assumiu a primeira posição entre os todos os restaurantes de Marechal Deodoro, município que sempre teve destacados restaurantes, seja na Ilha de Santa Rita, na Massagueira ou mesmo na praia do Francês. O Mustang, que fica no coração da Vila dos Pescadores, além da ótima localização, serviço de qualidade, apresenta uma das culinárias mais criativas de Alagoas, assinada pela chef de cozinha Verônica Prates, esposa do empresário português Miguel, criador de ambas as casas.Verônica tem apostado num cardápio criativo valorizando os frutos do mar, sobretudo peixadas, camarão e lagostas. A lagosta com maionese de lagosta e camarão é impecável.

O Koala beach bar, na paradisíaca praia de Ipioca, melhor cozinha de bar de praia no 5o Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, é um dos locais mais bacanas de se frequentar em Maceió. O lugar é lindo, uma área de preservação ambiental, rodeada de manguezais e uma cozinha de dar água na boca. Para chegar lá e preciso entrar à direita em qualquer daquelas entradas para a praia de Ipioca, depois pegar a esquerda, bem no final, que vai dar naquele pequeno rio. Aí atravessa o rio, local que nunca passa da altura da cintura, pronto. Na areia, com mesas espalhadas, a barraca. A simplicidade rústica do local e o charme, e a cozinha comandada por dona Márcia é fabulosa, com destaque para o Polvo a Koala (polvo ao molho de massunim ou sururu), Camarão acebolado ou o Empanado na Panko e Pirão de Massunim, pirão de Sururu e Pirão de camarão e Peixe em posta.

De Paripueira outra grata surpresa com excelente culinária. A Mineira Cervejaria, que contribuiu enormemente para a valorização do lado norte da praia com seu chopp sempre gelado, com seu cardápio de petiscos e culinária refinada e com a melhor estrutura de barraca de praia da região, é bar, restaurante e pizzaria, mas é também beach bar. Com cervejas e chopp, e excelente estrutura como barraca, não cobrando day use para te oferecer não só um cardápio exclusivo, mas um trecho de praia dos mais belos da Costa dos Corais, o local, que te oferece sempre um chopp artesanal e um delicioso cardápio da culinária mineira e nordestina, tem nota 5 com todas as avaliações positivas no TripAdvisor.

Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'