Turismo
Municípios com forte vocação turística serão premiados no 5º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia
Evento vai acontecer no dia 23 de dezembro no Polo Tecnológico do Jaraguá

Barra de Santo Antônio, Jequiá da Praia, Mar Vermelho, Murici e Pão de Açúcar, são municípios com forte atração turística em Alagoas. Todos com características diferentes, mas destinos em forte ascensão, e todos no Mapa do Turismo Brasileiro, serão premiados no 5º Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, no dia 23 de abril, no Polo Tecnológico do Jaraguá, na promoção de Claudio Bulgarelli Comunicação, com apoio do Sistema Tribuna de Comunicação, Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Centro de Inovação do Jaraguá e Casa Perini, além do apoio turístico das prefeituras da Barra de Santo Antônio, Jequiá da Praia, Mar Vermelho, Murici e Pão de Açúcar.

Barra de Santo Antônio e as suas surpreendentes atrações naturais, com destaque para as praias da Ilha da Croa e a famosa e internacional praia do Carro Quebrado. Além, é claro, das infinitas possibilidades de exploração de turismo da natureza pelo Rio Santo Antônio, com suas inúmeras ilhas, todas batizadas com nomes de pássaros. Carro Quebrado, é um lugar diferente de muitas outras praias alagoanas, porque ainda preserva um pouco de sua essência selvagem. É uma praia longa, com falésias coloridas que são o ponto alto do passeio, já que os paredões de arenito e argila, com altura de mais de 50 metros, criam sedimentos coloridos que tornam o cenário simplesmente fantástico. A Praia é cercada de muitos coqueirais, além da areia bem branquinha, tendo sido nomeada como uma das praias desertas mais bonitas do país. Para completar o cenário, existem belas pedras que foram esculpidas pelo mar, e o que torna, sem dúvida, o cenário ainda mais encantador, além de um mirante com uma visão surpreendente. Já na Ilha da Croa, duas praias chamam a atenção. A praia da Ilha da Croa e praia da Ponta do Gamela, que é completamente deserta e que fica mais próxima do Caminho de Santo Antônio, um grande banco de areia que se forma na maré baixa e quase na foz do rio Santo Antônio.

Jequiá da Praia é o município do litoral sul que mais apresenta cenários selvagens. As praias de Jacarecica do Sul, Lagoa Azeda, Duas Barras e Dunas de Marapé. Os povoados de Barra de Jequiá e Poxim, além da Lagoa de Jequiá, que apresenta clima quase sempre excelente, são grandes atrações e ecossistemas diversificados. No povoado de Barra de Jequiá, por exemplo, se pode assistir ao encontro da Lagoa de Jequiá com o Oceano Atlântico, local conhecido como Duas Barras. No povoado de Lagoa Azeda está à lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e ideal para prática de esportes náuticos radicais. A praia de Jacarecica do Sul é praticamente deserta, apresentando cenários ainda pouco explorados. Mas de uma forma geral, as praias de Jequiá acolhem o visitante num clima agradável o ano inteiro. Localizado a 50 minutos de Maceió, o município de Jequiá da Praia, logo depois do Gunga, revelou, nos últimos 10 anos, a bela e exótica Dunas de Marapé, que com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas do mar com o rio Jequiá. O manguezal que circunda o rio e parte da orla é um grande berçário natural com inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, o que faz com a culinária servida por ali seja uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste. Outra grande atração é a Lagoa de Jequiá, terceira maior do Estado, contando com um total de 18 Km de extensão e 1 Km de largura, sendo ainda aquela com maior volume de água em Alagoas, e uma das mais profundas de todo o Brasil. Ao longo da lagoa vivem aproximadamente 1500 famílias, num ecossistema que foi transformado em reserva há mais de 15 anos. É fácil perceber a estreita relação que existe entre a povoação e a lagoa.

Mar Vermelho, localizado na região serrana de Alagoas, pouco mais de 100 km de Maceió, denominada como a ´´Suíça Alagoana´´ e presenteada por suas belas cachoeiras, densa vegetação e trilhas para a pratica de ecoturismo, tendo se tornado o mais importante destino turismo de inverno, valendo realmente a pena percorrer a distância para visitar a região. Se por um lado Mar Vermelho fica em uma região de Mata Atlântica, e tem um grande potencial para o turismo ecológico, com trilhas, serras e cachoeiras, as festividades também atraem muitos visitantes, com destaque para o carnaval e as festas religiosas, incluindo a da padroeira, Nossa Senhora da Conceição e o Festival de Inverno. E para descobrir a Suíça Alagoana, um paraíso escondido no alto das serras, tem mirantes que revelam vistas espetaculares das montanhas e vales, e trilhas que levam a cachoeiras deslumbrantes Mar Vermelho, a 554 metros de altitude e a pouco mais de 100 km de Maceió, registra, durante o inverno, temperaturas que chegam a 17 graus. Assim, o clima serrano, agradabilíssimo, atrai, cada vez mais, turistas regionais e de outras partes do Brasil. O clima já é consagrado é uma peculiaridade, já que no Nordeste poucas cidades apresentam um clima frio, então Mar Vermelho se torna atrativo por isso.

Em Murici está localizada a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, protegida por lei federal, denominada Estação Ecológica de Murici. Mas são as cachoeiras que atraem cada vez mais turistas. A mais famosa, com mais de 100 metros de altura, a cachoeira da Tiririca é a maior queda d’água de Alagoas; além da Cachoeira da Cascata e a da Ternura. A Tiririca fica a uns 2km depois da principal entrada de Murici. Depois é só seguir o caminho por uma estrada de barro, num percurso que dura uns 30 minutos, dependendo da estrada. Ainda em Murici, a Cachoeira da Cascata é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida, depois uma caminhada em meio ao mato fechado e depois uma longa descida, entre plantações de banana. A cachoeira, que se forma há 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água brotando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panorama fazem parte do roteiro.

Pão de Açúcar é para quem é amante do turismo rural e busca novas experiências de contato com a natureza. Conhecido por abrigar a Ilha do Ferro, e polo nacional do turismo rural, está localizado no Sertão de Alagoas, às margens do Rio São Francisco e abençoada pelo Cristo Redentor, a cidade é cercada por grandes serras e banhada por riachos e cachoeiras, formando um conjunto de beleza natural encantadora. Uma das atrações mais procuradas pelos turistas é a Trilha da Pedra do Navio, uma serra rica em diversidade de fauna e flora, que oferece uma das vistas mais bonitas do sertão. Lá, é possível avistar diversas espécies de pássaros e plantas nativas que só são encontradas nessa parte do país. Além da natureza exuberante, a culinária típica e regional é outra atração, com pratos deliciosos feitos com ingredientes frescos e locais, além de se deliciarem com os doces e cachaças produzidos pelos moradores da região. Além disso a cidade também é rica em história. Os turistas poderão visitar os sítios paleontológicos e arqueológicos que contam a história dos nativos da região, além de fazer parte da rota do mel e da rota do Cangaço, onde será possível ouvir as histórias e lendas sobre o famoso bando liderado por Lampião. Nos assentamentos e povoados da zona rural a cultura popular também é uma riqueza a ser explorada pelos visitantes. Os folguedos, danças e festas típicas, como o Coco de Roda, o Xaxado e o Forró, são expressões da identidade cultural da região e fazem parte do cotidiano dos moradores locais. Além disso, os turistas poderão conhecer os artesanatos produzidos pelos artesãos da cidade, como a cerâmica, o bordado e a renda. Esses produtos são feitos com técnicas passadas de geração em geração e representam uma parte importante da cultura e da economia local.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menina morta e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série