Turismo
Parceria estratégica impulsiona desenvolvimento sustentável do turismo em Maceió
Iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo na capital alagoana

Na quarta-feira (19), durante a reunião do Conselho Curador do Maceió Convention & Visitors Bureau, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica que une as principais entidades do setor turístico de Alagoas, como Maceió Convention, ABIH/AL, Abrasel/AL, e a Maceió Investe. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo na capital alagoana, promovendo inovação, planejamento estratégico e atração de novos investimentos para o setor.
O documento, que terá vigência de 24 meses, estabelece diretrizes para potencializar o turismo local por meio de ações como o planejamento integrado, promoção do destino, criação de novos produtos turísticos e estratégias para captação de investimentos públicos e privados. As entidades parceiras também reforçaram o compromisso com a governança colaborativa, prevendo reuniões periódicas e a formação de grupos de trabalho para a execução do plano de ação.
De acordo com Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a cooperação é um marco para o setor. “Esse termo representa um avanço significativo para o turismo de Maceió. A união de forças entre o trade turístico e a Maceió Investe reforça nosso compromisso em consolidar a cidade como um dos principais destinos do Brasil, priorizando inovação e sustentabilidade. Estamos alinhados a uma visão de crescimento planejado, capaz de gerar resultados sólidos para toda a cadeia produtiva”, declarou.
Yuri Pontes, presidente da Maceió Investe, também destacou a importância da parceria e o papel da agência na iniciativa. “A Maceió Investe está aqui para agregar, criando uma ponte entre o setor público e privado e trazendo soluções que promovam o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Esta parceria fortalece nosso compromisso com a transformação econômica e social de Maceió, sempre com foco em um crescimento sustentável e atrativo para investimentos.”
O termo prevê, ainda, a colaboração das entidades na estruturação do Observatório de Turismo da Maceió Investe, que serve para monitoramento de dados e o uso estratégico das informações para embasar decisões, bem como a criação de novos roteiros e experiências que diversifiquem a oferta turística da cidade. Segundo o documento, todas as ações serão realizadas com respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seguirão princípios de confidencialidade e ética.
A expectativa é que a parceria traga impactos positivos para o setor, gerando emprego, renda e ampliando a competitividade de Maceió como destino turístico, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?