Turismo

Turismo de eventos se fortalece em Alagoas e impulsiona a economia local

Por Assessoria 30/01/2025 14h11
Turismo de eventos se fortalece em Alagoas e impulsiona a economia local
Farol da orla marítima de Maceió - Foto: Secom Maceió / Arquivo



O turismo de eventos segue em crescimento em Alagoas, consolidando-se como um dos motores da economia estadual. Apenas no início de 2025, já estão registrados 68 eventos no calendário oficial do Maceió Convention & Visitors Bureau, incluindo congressos, feiras, festivais, eventos esportivos e conferências. Em 2024, esse número chegou a 128 eventos, gerando um impacto econômico superior a R$ 117 milhões.

De acordo com o presidente da entidade, Milton Vasconcelos, esse resultado é fruto do trabalho estratégico junto ao setor privado e da parceria com o poder público. “Ninguém constrói nada sozinho, e o trabalho do Maceió Convention é auxiliar as entidades em suas candidaturas e mostrar a quem deseja realizar seu evento em Alagoas que nosso Estado tem condições e estrutura para comportar todo tipo de evento. Além disso, o apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado é fundamental para essa atração de eventos e de turistas corporativos”, destaca.

Em 2024, o turismo de eventos atraiu mais de 74 mil pessoas de diferentes regiões do Brasil. Estima-se que cerca de 30% do público dos eventos seja local, enquanto o restante vem de fora, contribuindo diretamente para setores como hotelaria, gastronomia e transporte.

Além da realização dos eventos, o Maceió Convention & Visitors Bureau também teve papel ativo na captação de novas oportunidades para o Estado. No último ano, a entidade apoiou 54 eventos, conduziu 20 candidaturas — das quais 12 foram concluídas — e realizou nove visitas técnicas. No total, 134 associações foram abordadas para fomentar a vinda de eventos para Alagoas.

Para Vasconcelos, o turismo de eventos tem um papel essencial na movimentação econômica durante todo o ano, ajudando a manter a taxa de ocupação hoteleira mesmo fora da alta temporada. “O turismo de eventos contribui para movimentação turística durante todo o ano, independente do período chuvoso ou de alta temporada, por isso é um trabalho que precisa ser contínuo e fortalecido”, enfatiza.

Com a crescente profissionalização do setor e a continuidade das parcerias estratégicas, Alagoas se firma como um dos principais destinos para eventos no Brasil, consolidando sua vocação não apenas para o turismo de lazer, mas também para o turismo de negócios e eventos.