Turismo

Povoado de Mata Verde, em Maribondo, completa 113 anos de história

É uma região rica em belezas naturais

Por Claudio Bulgarelli 21/01/2025 18h08
Povoado de Mata Verde, em Maribondo, completa 113 anos de história
Povoado é rico em belezas naturais - Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 26 de janeiro, Mata Verde, importante povoado no município de Maribondo, zona da mata alagoana, estará de idade nova com 113 anos de muitas lutas, conquistas e histórias. Foi fundada por famílias que vieram de refugiados da escravidão e encontraram uma terra rica e abundante para se viver. 
com aspectos históricos ultrapassam gerações, teve sua fundação por volta de 1900, porém, tem como base comprovada de sua existência a data do término da construção da igreja matriz, que começou em 1902 e terminou em 1912. Que tem como sua padroeira Santa Paula Romana.
Povoado muito religioso, cultural e repleto de tradições que vão do Carnaval com frevo ao São João com o forro pé de serra, Mata Verde é um dos maiores povoados do estado de Alagoas e o maior povoado do município de Maribondo, com uma população em estimada de 2000 habitantes.
Nos últimos anos o povoado tem se tornado um dos destinos favoritos pelos atletas e turistas que procuram cultura, ecoturismo e turismo de aventura para sair da rotina cansativa da cidade e buscar uma experiência nova na natureza. Na verdade, a região é rica em belezas naturais, onde as cachoeiras refrescam a todos com sua água gelada e seus rios e bicas, que compartilham da mesma nascente, um lugar mágico que vale muito a pena conhecer.

O povoado também faz parte do Mapa de Turismo do Brasil, através do Município de Maribondo, e está presente na Instância de Governança Turística dos Quilombos, ambas situações que tem como objetivo desenvolver ainda mais o turismo, cultura e tradição. 
Na página @Mataverde_AL no Instagram, você fica sabendo tudo que acontece na região.