Turismo
Praia do Patacho recebe renovação do selo internacional Bandeira Azul 24/25
Prêmio é destinado a praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem os requisitos de gestão ambiental, segurança e serviços, sustentabilidade e responsabilidade social
Pelo 4º ano consecutivo, a Praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, recebeu a renovação do selo internacional Bandeira Azul. A premiação foi divulgada nessa segunda-feira (7), no site oficial do Programa Bandeira Azul Brasil, que publicou a lista de praias e marinas certificadas com o selo de sustentabilidade Bandeira Azul 24/25. A III Cerimônia Nacional de Entrega das Bandeiras acontece no dia 1 de novembro em Salvador, Bahia.
O prêmio é destinado a praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem os requisitos de gestão ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Os critérios estabelecidos pelo programa devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente, para garantir a certificação da Bandeira Azul. Esta é a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a renovação do selo é um importante marco anual para a região Costa dos Corais, que é rica em beleza natural e atrai milhares de turistas durante todo o ano.
“A Praia do Patacho é a primeira praia do estado certificada pelo selo Bandeira Azul, isso reflete a importância de todo o trabalho público, privado e da comunidade na garantia da sustentabilidade e proteção ambiental em nossas praias. É uma grata surpresa em ter a Praia do Patacho premiada novamente, parabenizo aqui a todos os envolvidos, desde a gestão pública, privada e toda a comunidade local por todo o empenho e ações necessárias que garantiram o selo Bandeira Azul por mais um ano”, disse Bárbara Braga.
“É fundamental o trabalho de conscientização de toda a sociedade em manter nossas praias limpas e protegidas, assim, atraímos cada vez mais turistas para o nosso destino, movimentando a rede hoteleira e aquecendo a economia do estado”, acrescentou.
Praias e marinas
O prêmio certificou 38 praias brasileiras, e Alagoas está entre os cinco estados do Nordeste a receber a certificação. O selo certificou também 11 marinas nacionais, totalizando 49 locais brasileiros premiados para a temporada 24/25.
A Cerimônia de entrega das bandeiras irá prestigiar a todos os premiados, destacando a importância que a certificação possui para o incentivo ao turismo, possibilitando benefícios ambientais e econômicos para os municípios.
A secretária reafirmou ainda o compromisso com a manutenção dos cuidados ao meio ambiente no estado. “O Destino Alagoas possui praias belíssimas em todo o seu litoral, é imprescindível que cuidemos de todo ele, de norte a sul do estado. Seguiremos trabalhando em conjunto para garantir a preservação da nossa natureza”, finalizou a secretária.
Localizada na região turística da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas, e pertencente à Rota Ecológica dos Milagres, a Praia do Patacho faz parte da maior Área de Proteção Ambiental (APA) marinha costeira do Brasil. Possuindo um mar de águas cristalinas e um belíssimo coqueiral, em um ambiente praticamente deserto, o local encanta alagoanos e turistas por sua tranquilidade e beleza natural.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha