Turismo

Delmiro Gouveia é ponto de partida para conhecer os Caminhos do São Francisco

São tantas as atrações, que o visitante certamente terá dias inteiros dedicados a desbravar e conhecer cada uma delas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 21/09/2024 12h02 - Atualizado em 21/09/2024 12h56
Delmiro Gouveia é ponto de partida para conhecer os Caminhos do São Francisco
Mirante da Trilha do Riacho do Talhado, em Delmiro Gouveia, durante todo o percurso pode-se observar a vegetação de caatinga aberta - Foto: Ascom Delmiro Gouveia

Os quase 300 quilômetros de distância entre Maceió e o primeiro destino do Roteiro do Velho Chico, Delmiro Gouveia, longe das famosas praias alagoanas, na região do Alto São Francisco, é o ponto de partida para conhecer todos os atrativos da região e não impede ninguém de conhecer a região. E especialmente se você for adepto das viagens com aventura, quiser explorar o visual da parte alta dos paredões do Xingó ou imergir na cultura sertaneja, pegue seu carro, ou contrate uma agência receptiva e siga direto para Delmiro.

São tantas as atrações, que o visitante certamente terá dias inteiros dedicados a desbravar e conhecer cada uma delas. O conjunto de atrações é impressionante.

Angiquinho

Começando pela Usina Angiquinho, que foi construída no início do século XX, representando um dos marcos do pioneirismo de Delmiro Gouveia, e que está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. De Angiquinho o visitante tem a visão da cidade de Paulo Afonso, da Ilha do Urubu e da Cachoeira de Paulo Afonso.

Já a Reserva Florestal, que são 60 hectares de reserva cobertos por vegetação do tipo caatinga, é o local onde se pode admirar a diversidade de espécies de elevado valor ambiental, além de árvores frutíferas e plantas medicinais. No percurso até a reserva existe uma vila rural, construída por Delmiro Gouveia, a Fazenda Modelo.

Já a Furna do Morcego está inserida no cânion já próximo da Cachoeira de Paulo Afonso. Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente do lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. Próximo ao local encontram-se as ruínas da segunda usina que seria construída por Delmiro Gouveia.

Ponte Férrea do município foi erguida por ordem de Dom Pedro II

Outro ponto importante é a Trilha do Riacho do Talhado, que tem seu início na Ponte do Riacho do Talhado, no leito do riacho, na rodovia AL-220. Durante todo o percurso se pode observar a vegetação de caatinga.

O percurso até a Ponte Férrea dura em torno de uma hora. A ponte, construída em 1879, por ordem de Dom Pedro II, possui uma estrutura de ferro e paredes de pedras que ainda resistem à ação do tempo. Do leito se nota o encontro das águas do Riacho Bom Jesus.

O cenário da trilha oferece a possibilidade de bela contemplação, com a água correndo suavemente e a vegetação de caatinga. O recomendável é iniciar a trilha às 7 da manhã, nos meses de outubro e novembro, quando o volume de água do riacho é menor.

E num trecho do rio, existem 3 praias de tirar o fôlego. A Praia Marina do Talhado, com extensão de 150 metros, é muito propícia para banho, com a ancoragem feita de forma natural. Pode ser ponto de partida para conhecer as pontes da Rede Ferroviária e a trilha do Riacho do Talhado. Não possui infraestrutura para o turismo.

A Praia do Caixão é plana com aproximadamente 60 metros de extensão, localizada às margens do Rio Moxotó. No entorno a vegetação é de caatinga. Existem alguns bares e restaurantes e locais de interesse como a praia do Porto da Barra e a praia do Zé da Bica. A 15 minutos, de carro, está a cidade de Paulo Afonso. Já a praia Porto da Barra tem somente 20 metros com vegetação e arbustos é muito boa para banhos. No local existe um barzinho simples conhecido como Beira Rio, além de palhoças para abrigo do sol.

Por fim, ninguém deve deixar de fazer uma visita à Fábrica da Pedra, que foi construída entre 1912 e 1913 por Delmiro Gouveia. Produz linhas para costura, renda e bordados e conta atualmente com modernos teares a jato de ar. A visita à fábrica é permitida, desde que programada com antecedência.