Turismo

Turismo do frio tem Mata Grande como atração durante o inverno

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 27/07/2024 09h58 - Atualizado em 27/07/2024 10h02
Turismo do frio tem Mata Grande como atração durante o inverno
Serra da Onça, maior atração de Mata Grande, é ideal para escalar e caminhadas entre a natureza - Foto: Divulgação

Ao lado de Água Branca, esse município com belas paisagens naturais, como a Serra da Onça e pelo turismo religioso que atrai visitantes de diversas regiões, conhecido como Terra Grandiosa, é mais um destino do roteiro do frio em pleno sertão alagoano. Mata Grande, cuja história está ligada à serra de terras férteis onde o povoado se formou, segundo o escritor Djalma Mendonça, a primeira denominação foi Cumbe, que é, ainda hoje, o nome dado a uma fonte que abastece parte da cidade e ao contraforte da Serra da Onça.

E é exatamente a Serra da Onça, conhecida por, no passado, servir de abrigo para onças, daí o nome, é o ponto turístico mais importante de Mata Grande, local ideal para a prática esportiva, como escaladas e caminhadas entre a natureza.

Com uma subida para chegar ao platô de 40 minutos, num percurso que começa na rua do Mourão até a igrejinha construída no alto, a serra tem uma altura de mais de 800 metros, uma das mais altas de Alagoas. A região, que tem uma incrível beleza, atraindo moradores e turistas, é também um importante ponto de peregrinação religiosa.

Vista de quase todos os pontos de Mata Grande, o principal cartão postal do município, guarda, ainda hoje, histórias sobre o local, repletas de significados populares e crenças religiosas.

Todos os anos, durante a Semana Santa, romeiros e curiosos de diferentes regiões do Brasil levam adiante a tradição de subir a serra e procurar o “banguê” – tubérculo agridoce encontrado entre as rochas, atraindo milhares de pessoas, movimentando o turismo religioso de toda a região.

Mas em Mata Grande o visitante pode aproveitar para conhecer a Serra do Sobrado e a Lagoa de Santa Cruz, bem diante da imponente serra.

E tem também a Serra do Parafuso, na divisa com Pernambuco, onde existe uma trilha que atrai muita gente.

Na parte histórica, uma visita ao santuário de Santa Terezinha, considerado símbolo da tradição religiosa do município e uma das maiores expressões da arte sacra em Alagoas. O santuário possui um museu de arte sacra, com esculturas de diversos santos.