Turismo

Murici e Viçosa concentram o maior número de cachoeiras de Alagoas

Municípios da Zona da Mata estão a apenas 33 quilômetros de distância entre si

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 01/06/2024 09h20
Murici e Viçosa concentram o maior número de cachoeiras de Alagoas
Com mais de 100 metros de altura, a cachoeira da Tiririca é a maior queda d’água de Alagoas - Foto: Edilson Omena

Apenas 33 quilômetros de distância separam os municípios de Viçosa e Murici, ambos localizados na zona da mata alagoana, com abundância de água e presença de Mata Atlântica, além de atrativos conhecidos nacionalmente. Em Murici está localizada a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, protegida por lei federal, denominada Estação Ecológica de Murici. Viçosa é uma cidade muito rica, não só culturalmente falando, mas, também, em belezas naturais, daí a denominação de “Princesa das Matas”, pelo verde de sua região, tendo a Serra Dois Irmãos como um dos principais pontos turísticos para realizar trilhas e caminhadas. Mas os dois municípios, que estão no Mapa do Turismo Brasileiro, têm muitas coisas em comum, na verdade, cinco pontos turísticos em comum, as cachoeiras, algumas bem famosas, e outras que merecem realmente uma visita.

Maior queda d’água

Em Murici, a mais famosa, com mais de 100 metros de altura, a cachoeira da Tiririca é a maior queda d’água de Alagoas; além da Cachoeira da Cascata e a da Ternura.

Em Viçosa a encantadora Cachoeira do Anel, principal atrativo turístico natural do município, no belíssimo Vale do Paraíba, formada pelas águas do Rio Caçamba, que leva o nome de Cachoeira Caçamba, devido ao rio de mesmo nome, mas é popularmente conhecida como Cachoeira do Anel devido ao seu acesso principal ser pelo Povoado do Anel, divide a atenção com a Dois Irmãos, que é uma queda d’água formada no Rio Paraíba entre as serras Alegre e Balança.

A Tiririca fica a uns 2km depois da principal entrada de Murici, onde uma placa sinaliza a cachoeira do lado direito da pista (sentido Recife). Depois é só seguir o caminho por uma estrada de barro, num percurso que dura uns 30 minutos, dependendo da estrada.

Ao longo do caminho existem placas de sinalização. Bem, depois disso, se chega na Fazenda Boa Sorte. A propriedade tem mais de 25 anos de história, recebendo visitantes durante o ano inteiro.

O local, que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo, com uma incrível variedade de vegetação da Mata Atlântica, além de muitos pássaros e pequenos animais. O visitante pode ir para passar o dia, pagando um valor para o day use e usar área de lazer como piscina, ou fazer uma cavalgada, ir à pesca, além do almoço ao estilo prato feito e bem regional. Caso queira ficar por lá, pode se hospedar na pousada.

Cachoeira do Anel é principal atrativo turístico

Ainda em Murici, a Cachoeira da Cascata é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida, depois uma caminhada em meio ao mato fechado e depois uma longa descida, entre plantações de banana e capim cortante, mais ou menos uma hora de caminhada. O acesso à cachoeira é longo, mas pode facilmente ser vencido com uma hora de caminhada. A cachoeira, que se forma há 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água brotando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panorama fazem parte do roteiro.

Anel: cachoeira já serviu de cenário para gravação de comercial (Foto: Edilson Omena)

Em Viçosa, a encantadora Cachoeira do Anel, principal atrativo turístico natural do município é formada pelas águas do Rio Caçamba, que leva o nome de Cachoeira Caçamba, devido ao rio de mesmo nome, mas é popularmente conhecida como Cachoeira do Anel devido ao seu acesso principal ser pelo Povoado do Anel, dentro da área da Fazenda Cachoeira Grande, e que já serviu de cenário para a gravação de um comercial da cerveja Corona. Tendo sido escolhida como uma das mais belas do Brasil em 2015, entrou na lista de como uma das cachoeiras que devem ser visitadas em Alagoas. Fica a 14 km da zona urbana, e em linha geral, é uma cachoeira de fácil acesso, oferece uma trilha com um nível de dificuldade médio, e é propícia para a prática de rapel, com áreas para acampar. A cachoeira é linda, com águas limpas e uma natureza fantástica.

E o município apresenta uma segunda cachoeira, que também se encontra no roteiro de visitas das atrações ecológicas de Alagoas. A cachoeira Serra Dois Irmãos, é uma queda d’água formada no rio Paraíba entre as serras Alegre e Balança, com uma trilha, que a depender do ponto de partida e chegada, pode chegar a 9 km de muita natureza misturada com história, já que ao longo do caminho existem algumas comunidades quilombolas. A trilha que leva até a cachoeira é feita caminhando pela estrada de ferro Viçosa/Cajueiro, sempre margeando o Rio Paraíba, e tem mais de 1 hora de duração. É um percurso moderado, mas que exige algum esforço físico. Logo depois de uns 500 metros de caminhada, já dá para avistar a Serra Dois Irmãos, que fica na divisa com Cajueiro. Há relatos de que a Serra Dois Irmãos foi o local dos últimos momentos de vida do líder Zumbi dos Palmares, mas não existe nenhuma comprovação sobre esse fato.