Turismo

Cachoeira da Cascata, em Murici, é pura abundância da Mata Atlântica

Nas serras, trilhas e cachoeiras existem em profusão, para todos os gostos e com graus de dificuldade de baixo a médio

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 27/04/2024 09h07 - Atualizado em 27/04/2024 13h39
Cachoeira da Cascata, em Murici, é pura abundância da Mata Atlântica
Cachoeira se forma há 10 quilômetros da nascente e é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira - Foto: Edilson Omena

Murici é um município que tem muitas atrações turísticas, todas ligadas à natureza e ao turismo ecológico. Nas serras dominadas pela Mata Atlântica, trilhas e cachoeiras existem em abundância, para todos os gostos e com graus de dificuldade de baixo a médio. Com acesso de carro pelo povoado Bananeiras, bem no alto da serra, distante meia hora do centro da cidade, entre estradas rurais e muitas subidas, uma atração para quem ama as trilhas e o desafio em meio a natureza é o nosso segundo destino da Temporada das Cachoeiras.

A Cachoeira da Cascata é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida, depois uma caminhada em meio ao mato fechado e depois uma longa descida, entre plantações de banana e capim cortante, mais ou menos uma hora de caminhada. O acesso à cachoeira é longo, mas pode facilmente ser vencido com uma hora de caminhada.

A cachoeira, que se forma a 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água brotando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panorama fazem parte do roteiro.

Essa nova atração foi revelada pela Casa Aventuris, projeto que nasceu no povoado Bananeiras, com o objetivo de levar visitantes para fazer trilhas e vivenciar a natureza em busca de novas experiências desafiantes e, no meio da imensidão do verde, se encantar com uma obra de arte viva, interativa e que serve aos propósitos dos turistas mais diversos. A Casa, além de servir de ponto de apoio para trilhas ecológicas, oferecendo refeições, é uma nova experiência turística da região. Atualmente funciona em outra serra, nas proximidades da cachoeira da Ternura, mas que ainda une ao combo a cachoeira da Cascata e a vista panorâmica da Pedra do Bonito.