Turismo

Vídeo: estrada asfaltada irá facilitar acesso dos turistas à Cachoeira do Anel em Viçosa

Cachoeira é principal atrativo turístico natural de Viçosa, cidade localizada a 86 quilômetros de Maceió

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 29/03/2024 06h35 - Atualizado em 29/03/2024 10h16
Vídeo: estrada asfaltada irá facilitar acesso dos turistas à Cachoeira do Anel em Viçosa
Encantadora Cachoeira do Anel terá obras, como uma escada para acesso às cachoeiras de cima e de baixo - Foto: Edilson Omena

A encantadora Cachoeira do Anel, principal atrativo turístico natural de Viçosa, a 86 km de Maceió, na região da Zona da Mata e no belíssimo Vale do Paraíba, é formada pelas águas do Rio Caçamba, que leva o nome de Cachoeira Caçamba, devido ao rio de mesmo nome, mas é popularmente conhecida como Cachoeira do Anel devido ao seu acesso principal ser pelo Povoado do Anel. Ela fica dentro da área da Fazenda Cachoeira Grande, que já serviu de cenário para a gravação de um comercial da cerveja Corona e, vai ter, enfim, a implantação da pavimentação asfáltica, parceria entre o Governo de Alagoas e o município de Viçosa.

As obras, que já estão em andamento, foram comemoradas pelo prefeito João Victor Calheiros, que recebeu a reportagem do Sistema Tribuna de Comunicação em sua residência. “A Cachoeira do Anel é o principal atrativo turístico natural de Viçosa, por isso a gestão municipal não tem medido esforços para dotar o lugar de toda a infraestrutura necessária. As obras estão orçadas em mais de R$ 8 milhões e também contemplarão uma escada que dará acesso à cachoeira de cima e a de baixo, além de uma estrada que leva à comunidade quilombola do Sabalangá”, afirmou o prefeito.

A Cachoeira do Anel, que foi escolhida como uma das mais belas do Brasil pelo site Catraca Livre em 2015, deve entrar na lista de qualquer um como uma das cachoeiras que devem ser visitadas em Alagoas. Fica a 14 km da zona urbana, e nem os poucos obstáculos devem representar um problema para se chegar. Em linhas gerais, é uma cachoeira de fácil acesso, oferece uma trilha com um nível de dificuldade médio. É propícia para a prática de rapel e tem áreas para acampar, desde que você tenha o ok do responsável pela fazenda.

Tem uma descida íngreme de cerca de 150 metros, mas, ao chegar ao lugar, você se encanta, pois a cachoeira é linda, com águas limpas e uma natureza fantástica. Para quem pretende conhecer, eis algumas informações úteis.

Como chegar: o caminho mais fácil é pelo Povoado do Anel, saindo de Viçosa em direção a Paulo Jacinto. Logo depois, após a entrada para Chã Preta, tem uma placa com o nome Cachoeira do Anel, entrando a direita. Seguir pela estrada de barro até o alto do povoado. Depois vai encontrar a porteira da entrada da fazenda, que leva a trilha e a cachoeira. O valor do estacionamento é de 10 reais.

Nos fins de semana e feriados, especialmente em dias ensolarados, a cachoeira tem muita gente, sobretudo, de pessoas da região. Para quem pretende ir em busca de sossego e dos sons da natureza, o melhor é procurar agências de Maceió que já incluíram a cachoeira em seus roteiros durante a semana. Se lembrar ainda de ir com roupas de esporte, tênis, roupas de banho, bastante água, filtro solar e lanches, pois o local não oferece nenhuma logística. E por fim, lembrar de recolher o próprio lixo.