Turismo

Governo de Alagoas promove audiência pública para validação de plano de turismo da Grande Maceió

Reunião visa o andamento do PDITS, fomentando a sustentabilidade turística na região

Por Larissa Santos / Ascom Setur 18/03/2024 21h40
Governo de Alagoas promove audiência pública para validação de plano de turismo da Grande Maceió
As regiões Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco já finalizaram o plano - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), promove nesta terça-feira (19) uma audiência pública para divulgação dos resultados do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da Grande Maceió, construído ao longo de cerca de um ano em oficinas colaborativas e abertas. O encontro acontecerá no auditório do Sebrae Maceió, a partir das 8h.

Gestores públicos estaduais e municipais, representantes da iniciativa privada do setor turístico de Maceió e a comunidade maceioense podem participar para, em conjunto, validarem os direcionamentos apontados no documento. O plano da região Grande Maceió teve início em agosto de 2023 e deve ser concluído ainda este ano.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, as audiências são de suma importância para o setor turístico, já que é a partir delas que é possível garantir o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às necessidades discutidas. “Estamos trabalhando para impulsionar os nossos produtos turísticos e consolidar o Destino Alagoas e para isso, é importante fortalecermos um turismo responsável, que se preocupa com o desenvolvimento turístico sustentável em nossas regiões. Termos em mãos um diagnóstico bem executado da região e as soluções mais viáveis para os problemas encontrados direcionam assertivamente o trabalho das instituições responsáveis”, ressaltou.

Os encontros do PDITS são realizados para diagnosticar as principais demandas da região, discutindo planos de ação que possam atender as necessidades a curto, médio e longo prazo. O plano é desenvolvido em quatro etapas: a identificação das principais necessidades da região; discussão e elaboração dos planos de soluções sustentáveis; validação do produto final para a sociedade; e finalização e entrega do produto final do PDITS.

As regiões Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco já finalizaram o Plano de Desenvolvimento Sustentável e os documentos contendo as diretrizes necessárias para a implementação das ações foram entregues em novembro de 2023. A iniciativa é financiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Setur, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF).