Turismo

Governo de Alagoas assina acordo de cooperação técnica para difundir o turismo

Paulo Dantas afirma que parceria entre os nove estados vai gerar maior desenvolvimento e gerar emprego e renda

Por Lucas França com Tribuna Hoje 11/03/2024 13h53 - Atualizado em 11/03/2024 15h04
Governo de Alagoas assina acordo de cooperação técnica para difundir o turismo
Consórcio Nordeste - Foto: Sandro Lima

Na manhã desta segunda-feira (11), o governador de Alagoas, Paulo Dantas assinou o acordo de cooperação técnica para difundir o Nordeste no exterior. O acordo contempla todo o Consórcio Nordeste e foi firmado em parceria com a Embratur e envolve os nove estados da região.

Na ocasião, Dantas ressaltou que o acordo vai atrair mais investimentos para o estado e geração de emprego e renda. “Este acordo contempla toda região Nordeste, ou seja, os nove estados que formam essa grande colaboração. O que vai fortalecer essa indústria tão poderosa e potente é o turismo. Será mais um instrumento que tem todas as condições de fortalecer o desenvolvimento econômico de Alagoas e dos outros oito estados da região atraindo investimentos e gerando emprego e renda para os alagoanos", ressaltou Dantas.

Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, o acordo firmado nesta segunda vai potencializar um crescimento preciso no turismo, pois haverá mais investimentos para outras áreas. “Em 2023 tivemos recorde no fluxo de passageiros recebidos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o maior fluxo também já recebido de turistas internacionais dos últimos sete anos, além do maior fluxo também já recebido dos últimos quatro anos no nosso terminal da rodoviária da capital. Isso é fruto de um trabalho e um investimento conjunto. Eu costumo dizer que o turismo é, sem dúvida alguma, um segmento mais transversal e, por isso, precisamos ter este produto consolidado com uma infraestrutura hoteleira validada, uma parceria público-privada forte, gestores que se importam com o turismo e que dão o protagonismo que ele merece’’, comentou Braga, acrescentando que para haver crescimento no setor é preciso ter investimento em outras áreas.

Acordo de cooperação técnica vai atrair mais investimento para Alagoas (Foto: Sandro Lima)



Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, expôs que o turismo corresponde a 8% do PIB do país e com potencial para ampliar essa marca com os atrativos do Nordeste. “O Brasil já tem 8% do PIB oriundo do turismo. O petróleo e gás correspondem a 12% com mais de um século de grande investimento. Mas, acredito que em um futuro próximo o turismo será a solução da economia e do modelo de desenvolvimento. Não é à toa que, em 2023, a gente fez o dever de casa criando um ambiente de diálogo que era muito importante e estava faltando ao Brasil, e isso com resultado positivo. O país teve, no ano de 2023, a maior arrecadação com o turismo internacional de todos os tempos, superando o ano da Copa do Mundo’’.

Freixo ressaltou ainda que a região é um produto internacional e que o mundo quer e precisar conhecer o Nordeste. "A gente sempre fala o seguinte, o Brasil não é só sol e praia, mas tem o melhor sol e praia do mundo. Porém, também existe gastronomia, cultura, natureza e muita história. Temos todo um roteiro de afroturismo para desenvolver por aqui, envolvendo vários estados da região. E temos ainda o ecoturismo que envolve vários estados nordestinos. Então, são muitos os produtos para trabalhar no Nordeste’’, falou.

O acordo foi assinado durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Além do governador de Alagoas, Paulo Dantas, o evento contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; da presidenta do Consórcio e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e do presidente do Fornatur, Fabrício Amaral; deputados; empresários; representantes do setor do turismo; e sociedade civil organizada.