Turismo

Vídeo: piscinas naturais do Toque são as mais procuradas da Rota Ecológica

Reportagem da Tribuna Independente este visitando o local a convite da agência de passeios turísticos Milagres na Rota

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 09/03/2024 08h25 - Atualizado em 10/03/2024 19h08
Vídeo: piscinas naturais do Toque são as mais procuradas da Rota Ecológica
No Toque, em São Miguel dos Milagres, um conjunto de recifes de corais é formado pela piscina principal, a piscina do Coração e o Poço Fundo - Foto: Edilson Omena

De qualquer ponto da praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, a menos de 2 quilômetros, em dias de maré baixa, se pode ver a cor diversa da água que forma o banco de areia mais famoso da Rota Ecológica, asa Piscinas Naturais do Toque, conjunto de recifes de corais formado pela piscina principal, a piscina do coração e o Poço Fundo, que pelo terceiro ano consecutivo foi a atração que mais recebeu turistas da região, com mais de 15 mil visitas. A reportagem do Sistema Tribuna de Comunicação, a convite da agência de passeios turísticos Milagres na Rota, esteve visitando as famosas piscinas do Toque, nosso 11º Destino de Verão.

As saídas podem ser feitas de algumas pousadas que possuem jangadeiros exclusivos, mas, sobretudo, das jangadas que ficam em frente ao beach Club Milagres do Toque. O mais importante é saber o horário ideal de sair para o passeio, por isso é importante ficar de olho na tábua de maré, já que isso influencia totalmente nas piscinas naturais.

Os passeios são feitos em jangadas que geralmente acomodam de quatro a sete pessoas. O trajeto é bem rápido, cerca de 10 a 15 minutos. Os jangadeiros, que também são guias, são profissionais habilitados pela Capitania dos Portos.

O passeio, que custa 100 reais por pessoas, e que é feito em duas horas, apesar de muito bonito, tem algumas regras: passe protetor solar com antecedência e utilize apenas protetor à prova d’água, pois óleos e cremes prejudicam os corais. Os peixes só podem ser alimentados com ração específica. Se for comer algo, leve um saquinho para recolher o lixo. Atenção, é expressamente proibido encostar (ou pisar) nos recifes. E muitas vezes, aparece por lá o peixe boi, e todos sabem, nada de tocar no animal. Para uma curtição maior leve snorkel e máscara para ver tantos peixinhos coloridos que nadam junto aos recifes. Para as crianças leve óculos de natação.

Outra grande atração são as jangadas que fazem os passeios. Ao longo do tempo elas foram incorporadas ao cotidiano das praias de São Miguel dos Milagres. Surgida há uns 6 anos, uma jangada fashion, de cor rosa, continua fazendo o maior sucesso entre turistas que frequentam a praia do Toque. E nessa jangada fashion que muitos turistas querem fazer o passeio, que realiza também o passeio pela orla, que vai até o Rio Tatuamunha, conhecendo as praias de Porto da Rua e a praia de Tatuamunha. Do lado Sul também tem o passeio de orla que leva até a capela dos Milagres, na praia do Marceneiro, passando pela praia de São Miguel dos Milagres. Se os turistas quiserem ver o pôr do Sol no Rio Tatuamunha a jangada fashion também faz.