Turismo

Brasil recebe dois prêmios durante ITB Berlim

Por Ascom Ministério do Turismo 07/03/2024 15h58
Brasil recebe dois prêmios durante ITB Berlim
Ministro Celso Sabino participa de eventos na programação da ITB Berlim 2024, na Alemanha - Foto: Assessoria

A visibilidade do Brasil no exterior ganhou um novo impulso nesta quarta-feira (06.03). Durante cerimônia na ITB Berlim, uma das maiores feiras mundiais de turismo, o país recebeu o prêmio de “Destino do Ano” da Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, em inglês). A honraria foi entregue ao ministro do Turismo, Celso Sabino, também agraciado pela entidade como “Ministro do Turismo de 2023 da América do Sul”, na categoria “Governança”.

O grupo “Destinos” da premiação também reconheceu Armênia, Guiana, Jamaica e Malta. No entanto, o grande destaque ficou por conta do Brasil. Já o prêmio conferido a Celso Sabino considera ações como os esforços para a implantação de um escritório da Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo) no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro das Américas e do Caribe, que vai trabalhar o desenvolvimento de políticas públicas na região.

O ministro Celso Sabino celebrou as conquistas e elencou números positivos do turismo brasileiro. “Os números de desempenho do turismo brasileiro em 2023 não deixam dúvidas quanto ao acerto das políticas desenvolvidas no setor. Em apenas um ano do governo do presidente Lula, os turistas estrangeiros injetaram cerca de US$ 7 bilhões na nossa economia. Valor superior ao registrado em 2014, quando sediamos a Copa do Mundo de Futebol”, disse. Sabino concluiu que “prêmios como este da PATWA - que divido com todo o trade turístico brasileiro - reforçam o nosso compromisso de fazer do Brasil um grande protagonista dos rumos econômicos e sociais do planeta”.

Os prêmios dedicados ao Brasil fazem parte do PATWA International Travel Award, apoiado pela ONU Turismo e que, anualmente, homenageia organizações e personalidades de destaque no setor, selecionadas por um conselho internacional da entidade. Fundada no ano de 1999, a Associação de Escritores de Viagens do Pacífico tem entre os seus objetivos servir como um catalisador do desenvolvimento da indústria de viagens e turismo.

GASTRONOMIA - A agenda do ministro Sabino também incluiu a participação em um cooking show no estande do Brasil na ITB, com a apresentação de pratos do Pará preparados pelo chef Arturo Baez, natural do estado.

O espaço na feira - da qual o país participa desde 1966, ano da 1ª edição - abriga 52 coexpositores, incluindo destinos, empresas aéreas e operadores receptivos. O local também oferece aos visitantes óculos de realidade virtual contendo imagens da Amazônia e aulas de elaboração de caipirinha, entre outros atrativos.