Turismo

Programa Orla de Maceió finaliza segunda etapa e prepara consulta pública

Objetivo é implementar a gestão integrada da orla marítima, fomentar o turismo responsável, promover o desenvolvimento sustentável e criar espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos locais

Por Secom Maceió 05/03/2024 18h16
Programa Orla de Maceió finaliza segunda etapa e prepara consulta pública
Os encontros contaram com a participação de diversas entidades, autoridades, associações e grupos diversos - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Dando continuidade às ações do Programa Orla de Maceió, a Prefeitura de Maceió finalizou a segunda etapa da Oficina de Planejamento Participativo, que teve como principal objetivo contribuir com a elaboração do plano de ações, que vai compor o Plano de Gestão Integrada (PGI), que abrange as intervenções na orla desde o Pontal da Barra a Ipioca.

O propósito do Programa Orla de Maceió consiste em estabelecer e implementar a gestão integrada da orla marítima, com o intuito de fomentar o turismo responsável, promover o desenvolvimento sustentável do município e proporcionar espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos locais.

A terceira e última etapa, que está prevista para começar no dia 1 º de julho, é composta pela avaliação do PGI pela Coordenação Estadual, consulta pública, audiência pública e implementação do plano.

De acordo com o secretário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho, todas as ações e diretrizes relacionadas aos problemas e potencialidades identificados no Diagnóstico Participativo, elaborado na primeira etapa, foram debatidas e relatadas ponto a ponto. “A consulta pública visa a receber contribuições e sugestões da comunidade e de outras partes interessadas, a fim de enriquecer e aprimorar o conteúdo do PGI antes de sua finalização e implementação”, disse.

Os encontros, que aconteceram entre os dias 26 e 29 de fevereiro, contaram com a participação de diversas entidades, autoridades, associações e grupos diversos que atuam e trabalham na orla, bem como órgãos como Ministério Público Federal e Estadual, Ministério do Turismo e Superintendência de Patrimônio da União.

Todo o processo de elaboração do PGI é coordenado pelo Iplan e contará também com a participação de técnicos e gestores da Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas (SPU/AL), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL) e da Secretaria de Estado do Turismo (Semtur/AL), instituições que compõem a Coordenação Estadual do Projeto Orla (Cepo) em Alagoas.