Turismo

Ministério do Turismo compõe grupo de trabalho do Programa Orla de Maceió

Ação busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros, promovendo o turismo responsável e o desenvolvimento sustentável do município

Por Fábio Marques / MTur 29/02/2024 19h21
Ministério do Turismo compõe grupo de trabalho do Programa Orla de Maceió
Objetivo é implementar a gestão integrada do local - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O Ministério do Turismo está participando da segunda etapa da Oficina de Planejamento Participativo, em Maceió, para contribuir com a elaboração das ações que farão parte do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Programa Orla de Maceió, abrangendo do Pontal da Barra à Ipioca. O objetivo do PGI é implementar a gestão integrada do local, promovendo o turismo responsável, desenvolvimento sustentável do município e criando espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos.

Em uma ação integrada do governo federal, junto com o estado e município, o Programa busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros. O encontro reúne também autoridades locais, associações, ambulantes e moradores que vão construir juntos o projeto base dessa ação.

Representando o Ministério do Turismo, a coordenadora de Apoio a Concessões e Parcerias de Ativos Naturais do MTur, Sinara Leandra, ressaltou a importância do Orla de Maceió na estruturação e aproveitamento turístico, já que Maceió se destaca no cenário nacional pelas belezas naturais como o sol e as praias, bem como a possibilidade do setor turístico levar mais qualidade de vida para a comunidade.

“O segmento que mais movimenta o turismo no Brasil ainda é o de sol e praia. O ordenamento da orla é fundamental para, além da melhoria da qualidade de vida da população, estruturar o destino e qualificar a experiência do turista”, destacou.

Na primeira etapa da oficina foi produzido o diagnóstico participativo, com detalhes gerais e atuais da orla marítima. Com os problemas que foram encontrados no levantamento inicial, será desenvolvido, na segunda etapa, estratégias para minimizar os efeitos e impactos, além de definir ações, diretrizes, finalidades, prazos, duração e a regularidade que o plano será estabelecido.

A Coordenação Nacional do Projeto Orla (CNPO), composta pelo Ministério do Turismo, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Ministério do Meio Ambiente, também acompanhará parte do processo de elaboração e validação do PGI, que é o instrumento de gestão e deve ser elaborado de acordo com a Metodologia do Projeto Orla.

A terceira e última etapa, que está prevista para começar no dia 1 º de julho, é composta pela avaliação do PGI pela Coordenação Estadual, consulta pública, audiência pública e implementação do plano.

O PROJETO

O Projeto Orla busca harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e do turismo no cuidado com os espaços litorâneos, que pertencem ao povo brasileiro, para que cumpram a sua função socioambiental e econômica. Consiste na elaboração e cumprimento de um Plano de Gestão Integrada (PGI), que deve ser elaborado e executado de modo participativo entre os poderes públicos, órgãos, instituições e organizações da sociedade interessados.