Turismo

São Miguel dos Milagres é o principal destino turístico da Rota Ecológica

Município é um dos lugares mais preservados dessa parte do litoral alagoano

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 17/02/2024 09h35 - Atualizado em 17/02/2024 10h23
São Miguel dos Milagres é o principal destino turístico da Rota Ecológica
Calmaria e beleza das praias de São Miguel dos Milagres são diferenciais do destino turístico - Foto: Prefeitura Municipal

São Miguel dos Milagres, com suas quatros praias, continua sendo um dos destinos mais bem avaliados do TripAdvisor, além de ser o principal destino turístico da Rota Ecológica e o segundo mais importante do Litoral Norte. Os números desses dois meses e meio da alta temporada comprovam que o destino tem um crescimento contínuo de ocupação hoteleira, bem como com um aumento considerável de passantes que escolhem as praias, os restaurantes e os beach clubs para passar o dia, gerando aumento de emprego e um forte aporte financeiro no município.

A Rota Ecológica tem em comum praias paradisíacas e piscinas naturais. Mas ao contrário de outros destinos, São Miguel dos Milagres é um dos lugares mais preservados desse litoral. Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas, o balneário continua sendo uma agradável surpresa para quem o visita.

Nesse período em que a cidade continua cheia de turistas de todo o Brasil, confira algumas dicas e as principais praias desse trecho do litoral alagoano, que é o 8º destino turístico do Projeto Tribuna Verão.

Azul cristalino

Partindo de São Miguel, caminhada até a Praia do Riacho e Praia do Marceneiro. A praia de São Miguel dos Milagres é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar quase azul cristalino. Praia do Riacho, a última ao sul de São Miguel dos Milagres é uma praia que vale a pena conhecer. Alguns coqueiros inclinados fazem a festa de quem quer uma foto daquelas de cartão postal. Ao longo do caminho muitos coqueiros e trechos desertos. Seguindo o caminho se chega até a Praia do Marceneiro.

Piscinas Naturais do Toque e São Miguel dos Milagres. Passeio entre os mais concorridos. Atenção: o horário do passeio até as piscinas naturais depende da maré. Os jangadeiros já te informam qual o melhor horário para sair, mas o legal é procurar ir 2 horas antes ou até no máximo 2 horas depois do ponto de maré mais baixa.

Com a maré acima de 0,5 m, o passeio fica prejudicado pois a água fica muito turva e pode não valer a pena. Vale flutuar com toda a calma desse mundo e ir observando o movimento nos corais.

Vez por outra aparecem peixinhos, mas a própria formação já é belíssima. Evite utilizar ração para atrair os peixes, já que essa prática não é recomendada. Além de nadar e fazer snorkeling, é possível também caminhar pelos arrecifes. Pequenas piscinas naturais e o próprio desenho de uma piscina cercada de corais fazem o passeio valer a pena.

Caminhada até o Toque tem pousadas de charme

Caminhada até a Praia do Toque e Porto da Rua. De novo partindo de São Miguel, a caminhada é uma das mais belas, pois ao longo do caminho se pode observar as belas pousadas de charme e até a casa do cantor Djavan.

A Praia do Toque, com a maré baixa, já foi considerada uma das mais belas do mundo. Nem é preciso dizer que a experiência de ficar ali curtindo aquela água quentinha e rasinha, em deliciosas piscinas naturais na areia, é imperdível.

Por conta disso, a Praia do Toque é considerada por muitos uma das melhores de Alagoas. Mais 10 minutos e se chega a Porto da Rua. O mar é o mesmo, igualmente lindo, mas esqueça a tranquilidade da Praia do Toque. Tudo é mais movimentado. Na sequência da caminhada, fica a foz do rio Tatuamunha.

Passeios

Por fim, os famosos passeios de Buggy. Saindo de São Miguel ir imediatamente visitar o alto do Cruzeiro em primeiro lugar.

Em seguida o passeio segue por dentro do coqueiral, primeiro no Toque e depois em Porto da Rua. Em direção a Porto de Pedras uma parada na praia do Patacho.

Depois de conhecer o centro histórico de Porto de Pedras e se deslumbrar com a arquitetura das igrejas e antigas construções, bem como visitar a árvore de oitizeiro onde D. Pedro I descansou com sua comitiva.