Turismo
Gunga é o sétimo destino do projeto Tribuna Verão
No município de Roteiro, praia é a mais bem avaliada por turistas no TripAdvisor e ainda mantém um ar bastante selvagem

Quem passa pela AL-101 Sul, cruzando a Ilha de Santa Rita, Massagueira, Praia do Francês e Barra de São Miguel, em direção ao Gunga, muitas vezes nem imagina que uma das praias mais famosas de Alagoas e a mais bem avaliada por turistas no TripAdvisor, pertence ao município de Roteiro.
É que entra ano e sai ano, a Praia do Gunga, com acesso pela AL-101 Sul, ao lado do Mirante do Gunga e acessível via mar e pelo rio São Miguel, partindo do cais de Barra de São Miguel, continua atraindo turistas e locais para uma das praias mais belas do Brasil.
A praia, que ainda mantém um ar bastante selvagem, cercada por milhares de coqueirais, possui de um lado o mar calmo, muito azul, e na outra extremidade a lagoa do Roteiro.
Antes de descer para a praia, você pode dar uma subida no Mirante do Gunga, outra grande atração da região, de onde se tem uma vista privilegiada da praia e da cidade de Barra de São Miguel com seus arrecifes.
Com águas claras e mar calmo durante a maré baixa se encontra com a Lagoa do Roteiro e permite que os visitantes se banhem na água doce e na água salgada.
Um espetáculo à parte, a Lagoa do Roteiro, muito procurada para a prática de esportes náuticos. Dá para fazer passeios de jangada, catamarã, lancha ou até mesmo de escuna, que revelam paisagens e diferentes tipos de vegetação. É na Lagoa do Roteiro que é possível visitar o criatório de ostras, conhecido como Palatéia.
Passeios
Os passeios de barco também são imperdíveis. Por causa da grande extensão da lagoa, cuja paisagem é magnífica, cheia de vegetação, esses passeios são o ponto alto da visita ao município.
É possível alugar barcos privativos para fazer o passeio, e essa é a melhor opção. Uma parada na coroa no meio da lagoa é indispensável, especialmente para quem adora um banho de mar.
Primeira dica: chegar à Praia do Gunga de lanchinha pela Barra de São Miguel. O acesso mais comum é pela AL-101 Sul, de carro. Contudo, se você quiser tornar a sua experiência mais bacana desde o começo, opte por chegar de lanchinha pela Barra de São Miguel.
Segunda dica é fazer o passeio até as falésias de Jacarecica do Sul. Terceira dica: tomar um caldinho de peixe ou sururu, e deixar o almoço encomendado para depois do passeio.
O acesso às falésias pode ser feito de buggy ou quadriciclo. O percurso, que antes era margeando a praia, não é mais permitido em virtude das desovas das tartarugas, e agora segue pelos coqueirais sem perder a vista do mar.
Terceira dica: banhar-se na nascente de água salgada. Saindo das falésias o passeio segue até uma nascente onde você pode se banhar tranquilamente. Esse trecho conta com uma pequena infraestrutura para comprar água e bebidas.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas