Turismo

Empresas ainda encontram dificuldades para contratar profissionais em muitos setores

Na Rota Ecológica e Maragogi, muitas pousadas que abriram recentemente encontram dificuldades para contratar auxiliares de cozinha, recepcionistas e até camareiras

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 16/01/2024 16h28
Empresas ainda encontram dificuldades para contratar profissionais em muitos setores
Encarregado de obras está em falta no mercado - Foto: Divulgação

Desde 2022, quando a pandemia da Covid-19 teve uma drástica diminuição dos números de infectados e adoentados, quase todos os setores produtivos ainda encontram dificuldades para contratar profissionais em diversos setores. O setor de turismo, por exemplo, com a alta temporada, absorveu milhares de pessoas em Alagoas. Mas na Rota Ecológica e Maragogi, muitas pousadas, que abriram recentemente, encontram dificuldades para contratar auxiliares de cozinha, recepcionistas e até camareiras.

Levantamento feito recentemente em todo o Brasil pela empresa de soluções para recursos humanos Infojobs, mostrou que 84% das empresas entrevistadas estão com mais dificuldade para contratar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.

Isso pode parecer até estranho em meio ao desemprego em alta no país, mas reflete o aumento da procura por profissionais qualificados, com cursos técnicos ou com conhecimentos ou prática.

A pesquisa comprova o cenário de que 62,6% dos entrevistados destacam que encontrar profissionais qualificados é o maior desafio, seguido por engajar os candidatos nas etapas do processo e concluir o processo dentro do prazo.

Em São Miguel dos Milagres, por exemplo, muitas pousadas estão procurando por camareiras e recepcionistas. A Pousada Praia Bonita é uma delas, que procura por recepcionista há mais de 20 dias. Mesma situação para o restaurante Favoritus, no povoado de Porto da Rua, que tenta contratar, sem sucesso, garçom e auxiliar de cozinha.

Outro cargo em alta, agora em Maceió, é encarregado de obras, profissional que supervisiona equipes, controla recursos das obras, inspeciona movimentação de materiais, além de administrar o cronograma das obras. Uma empresa, a Ocean Protections, anda procurando por esse profissional. É necessário ter ensino médio completo ou em conclusão e CHN para deslocamentos entre as obras, na região metropolitana e no Litoral Norte. A empresa oferece alimentação, alojamento e vale transporte, além de um salário a partir de 2.582 reais para 44 horas semanais. Para quem quiser a vaga, basta entrar em contato com a empresa no Instagram.

Outra pesquisa revela que o segmento de bares e restaurantes está enfrentando dificuldades para contratar profissionais especializados. Cerca de 35% dos empreendedores do setor planejavam a contratação de funcionários até o final de 2023, no entanto, a demanda e a dificuldade de contratação no setor de bares e restaurantes continuam altas. Os dados são de um estudo realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que mostra que os cargos em que se encontram maiores dificuldades de contratação são gerente, sushiman, pizzaiolo e cozinheiro.