Turismo

Os melhores bares, clubes de praia, bar pé na areia, bistrôs, restaurantes e resto bar de Alagoas

Jornalista Claudio Bulgarelli, que escreve sobre turismo e gastronomia na Tribuna Independente e suas plataformas digitais, preparou uma lista com alguns dos melhores locais para se comer em Alagoas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 22/12/2023 18h22
Os melhores bares, clubes de praia, bar pé na areia, bistrôs, restaurantes e resto bar de Alagoas
Camarão Bar das Ostras, um dos mais famosos pratos da culinária alagoana - Foto: Divulgação

Pode ser escolhido pela clientela, por turistas, por especialistas em culinária, por comentários das redes ou por reportagens. Para ser um bom bar, clube de praia, bar pé na areia, bistrô, restaurante ou resto bar, essas são situações que podem influenciar na decisão de voltar ou não, bem como recomendá-lo para outras pessoas. Embora todos sejam importantes, existem umas que merecem destaque e atenção: a qualidade da comida e seu cardápio, valores compatíveis com a realidade local, limpeza e higiene dos ambientes, qualidade do atendimento, com colaboradores atenciosos e conhecedores do cardápio e clareza de informações. Mas existem ainda coisas que podem influenciar, como espaço kids, apresentações musicais, espaço ao ar livre, espaço com ar condicionado, dias de buffet livre e outros itens que podem fazer um local ser realmente completo.

Baseado em informações levantadas e em pesquisas nas várias plataformas digitais, como o TripAdvisor, onde o voto e os comentários são livres, mas também em sites especializados, revistas de culinária e presença na mídia, o jornalista Claudio Bulgarelli, que escreve sobre turismo e gastronomia na Tribuna Independente e suas plataformas digitais, preparou uma lista com alguns dos melhores locais para se comer em Alagoas.

Das comidas típicas imperdíveis, além de clássicos nordestinos como baião de dois, bolo de rolo e pratos de frutos do mar, como a peixada alagoana, ensopado de peixe bem temperado com vegetais e leite de coco, existem excelentes restaurantes espalhados por Alagoas. A maioria tem preço médio, que regula com o encontrado em outras capitais do Nordeste, tanto nos self-service, como nos pratos individuais.

Então que tal comer e beber bem e, de quebra, aproveitar praias paradisíacas? Então, Alagoas é o seu lugar. O roteiro pode não ser o mais completo, ou o que agrade a todos, mas é muito saboroso. E é bom saber que esses locais em Alagoas são um verdadeiro paraíso gastronômico, onde o que há de melhor da culinária local, regional, brasileira e que anda de mãos dadas com o que há de melhor na cozinha internacional.

Da lista surgem nomes bem conhecidos do grande público local, mas também do turista que escolhe Alagoas como seu destino. Uns são simples e estão em locais simples. Outros em locais badalados e bem caros.

A melhor feijoada, inclusive eleita por voto popular em uma feira de gastronomia, ficou com o Recanto e Restaurante da Baiana, no Mercado do Jaraguá, com mais de 20 anos dedicado a um dos pratos mais conhecidos da cozinha brasileira. O melhor receptivo de Maragogi ficou com o Bamboo Lounge, na praia de Peroba. O melhor restaurante italiano foi o tradicional Basílico, da Chef Lori. O melhor regional, a mais de 15 anos, ficou com a Bodega do Sertão, na Jatiúca. O Chácaras Beach, entre o mar da praia do Gunga e o rio São Miguel, levou como melhor clube do Litoral Sul. O Kanoa, como o melhor beach club do Litoral Sul. Da praia do Francês também outros dois representantes: O Mustang como melhor restaurante pé na areia do Litoral Sul e o Olibaba, como melhor beach bar da região turísticas Mares do Sul.

Em Maceió, o Filé do Zezé Jatiúca, super cotado em todas as plataformas, um 4 em 1, sendo bar, petiscaria, restaurante e pizzaria, é o mais completo dos locais na capital. Tem música ao vivo, espaço kids, espaço climatizado e buffet livre. O melhor receptivo de Maragogi ficou com o Frutos do Mar, o pioneiro, com 30 anos de atividade. O Hibiscus, na praia de Ipioca, que completou 15 anos, levou como melhor beach club de Maceió. O Imperador dos Camarões levou como o melhor local para comer pratos à base do camarão. O Janga, do grupo da Bodega do Sertão, foi escolhido como o melhor em frutos do mar de Maceió. O Mar e Brasa, da Jatiúca, como o melhor restô bar de Alagoas. E o Kanoa da Ponta Verde como o melhor bar de praia.

De São Miguel dos Milagres três bons representantes. O Milagres do Toque é o melhor beach club de Alagoas. O Favoritus, da chef Romilda, como o melhor popular, inclusive com votação popular, e o Villa Milagres, da chef Verônica Inojosa como o melhor da Costa dos Corais, sendo considerado como um dos 10 por cento entre os melhores do mundo.

O New Hakata, também muito tradicional na capital, é o melhor em culinária japonesa. O Ninita foi escolhido como o melhor em gastronomia afetiva, o Sabor de Minas, na praia do Francês como o melhor self-service de comida mineira, o tradicionalíssimo Divina Gula, com 35 anos de história, o melhor em culinária mineira e o Sun Poke, na Ponta Verde, o melhor food de cozinha havaiana. A melhor pizzaria é o Santorégano, no Riacho Doce.