Turismo

Eleito um dos Lugares mais Incríveis do Brasil, Santuário Santa Tereza é escolhido como uma das principais atrações turísticas de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 21/12/2023 13h25 - Atualizado em 21/12/2023 16h25
Eleito um dos Lugares mais Incríveis do Brasil, Santuário Santa Tereza é escolhido como uma das principais atrações turísticas de Alagoas
Santuário Santa Tereza em Atalaia - Foto: Edilson Omena

Na zona rural de Atalaia, o Santuário Santa Tereza, um destino que promete uma experiência única, além de ter sido eleito recentemente como um dos mais lugares mais incríveis do Brasil, faz parte também de uma lista, que reúne as praias mais badaladas do Estado, como a principal atração de eco turismo de Alagoas. Ao lado da cachoeira do Anel, em Viçosa, da Tiririca, em Murici, e a do Tombador, em Ibateguara, o Santuário passou a ocupar lugar de destaque no cenário nacional desde sua reabertura há alguns meses atrás.

Reaberto recentemente e sob nova administração, dos irmãos Diego e Antônio Monteiro, a entrada da fazenda Santa Tereza, poucos quilômetros da rodovia BR-316, que corta o município de Atalaia, fica logo depois de uma plantação de cana de açúcar, diante de uma simples porteira, rodeada de muitas árvores, mas marca a entrada do mais belo e importante refúgio ecológico de Alagoas. Com uma estrutura bem mais moderna, barracas padronizadas, banheiros em alvenaria, amplo estacionamento e sinalização, o santuário se transformou em um dos maiores atrativos de ecoturismo em Alagoas.

São três piscinas. A principal possui trampolim, onde crianças e adultos se divertem, e barracas bem ao lado, oferecendo petiscos, lanches e refeições. A segunda tem uma grande bica, além de uma vegetação mais fechada. E a terceira, tem piscina bem menor que as outras e a menos usada. Mas o Santuário vai muito além das piscinas, já que possui uma das maiores coberturas de Mata Atlântica da região, com mais de 30 hectares de floresta e dezenas de árvores centenárias. Além disso, é possível encontrar pequenos mamíferos, répteis e muitas aves.

O santuário, que abre todos os dias, a partir das 7 da manhã, é bem bonito e mistura verde da mata e azul da água rende muitas fotos bonitas.