Turismo

Confira a programação do Salão Nacional do Turismo

Experiências, manifestações culturais e palestras fazem parte das atrações nos três dias do evento que acontece na Arena BRB do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Por Vitória Moura / MTur 13/12/2023 18h19
Confira a programação do Salão Nacional do Turismo
Mané Garrincha recebe o evento - Foto: Arena BRB Mané Garrincha

Já está no ar a programação completa dos três dias do Salão Nacional do Turismo. O evento, que acontece na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), começa na sexta-feira (15.12) e vai até domingo (17.12) com a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas.

O Salão será dividido em cinco eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências, que serão desmembrados pelos stands das cinco regiões do Brasil, sendo elas: Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste e Norte.

Clique AQUI e veja a programação na integra.

O espaço do Salão será dividido em cinco eixos divididos por grandes segmentos da atividade turística no país. Na área do Turismo de Natureza, os visitantes poderão participar de uma verdadeira imersão em experiências que vão do Cicloturismo ao Ecoturismo, passando pela Observação de Aves, de Flora e Fauna, além de incríveis experiências no Turismo de Aventura, Náutico e de Pesca.

Os encantos do campo e da vivência rural, que abrangem Enoturismo e Turismo de Base Comunitária, por exemplo, estarão disponíveis no eixo Turismo Rural. Já na área de Sol e Praia, não faltará o litoral brasileiro e momentos à beira da praia, com direito a Turismo de Luxo e Casamento e Lua de Mel. Para os apaixonados por cultura, terão, no eixo Turismo Cultural, experiências tradicionais até o Turismo Criativo, passando por roteiros que exploram o Patrimônio Histórico, Cívico, Arqueológico e Religioso.

E, claro, que o futuro do turismo também estará presente no Salão Nacional do Turismo! Na área Turismo de Tendências, serão expostas tendências do Afroturismo ao Etnoturismo, passando pelo projeto Experiências do Brasil Original (EBO), Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Na sexta-feira (15/12), primeiro dia do evento, o Palco SESC trará talentos como Chau do Pife e Banda de Alagoas, o folclórico Maneiro Pau do Mestre Cirilo do Ceará, o renomado Philippe Seabra de Brasília, e muitos outros artistas representativos das cinco regiões do Brasil.

Além das atrações culturais, o Núcleo de Conhecimento promoverá reuniões e oficinas, destacando a importância do turismo rural consciente e painéis sobre sustentabilidade, ações climáticas e turismo de negócios e eventos.

Inscreva-se nas palestras e oficinas clicando AQUI.

No sábado (16/12), a diversidade cultural se destaca com apresentações que vão desde o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba até a Hochsollerleben Band de Blumenau, misturando tradições alemãs com pitadas de pop brasileiro. Também teremos a representatividade do Zé Monteirão Quadrilha (RR), Muzenza (BA) - tributo a Bob Marley, Samba de Dandara (SP) e muito mais.

Durante os intervalos, os visitantes podem ir ao Núcleo de Conhecimento participar de mesas redondas que abordam temas como: Turismo de luxo, casamento e lua de mel e qualificação.

A programação do domingo (17/12) não fica para trás no quesito opções diversas! Terá a presença do Grupo Indígena Wagôh Pakob, o Kblocos com o show "Kboclos canta a Amazônia" e os Imperadores da Dança do Rio de Janeiro.

No domingo também serão realizadas mesas redondas, entre elas: Turismo de Natureza, Turismo Rural e Cultural e novas tendências.

A gastronomia também terá muito espaço no Salão Nacional do Turismo! Na área "Cozinha Show", o visitante poderá se deliciar em uma experiência sensorial completa, experimentando durante os três dias do evento, pratos típicos regionais como a Torta Capixaba, Mojica de pintado, Arroz de Marreco, Caldinho de Juçara, Pato no Tucupi, Arroz Carreteiro e muito mais. Clique AQUI e saiba mais.

Tem como ficar de fora dessa oportunidade única de mergulhar na riqueza cultural e turística do Brasil? Venha participar do Salão Nacional do Turismo de 15 a 17 de dezembro na Arena BRB Mané Garrincha. Uma verdadeira viagem pelos encantos do nosso país!