Turismo

Trade turístico sai em defesa de Maceió contra fake news de influenciadores digitais

Abrasel destaca que afundamento é localizado e que capital continua preparada e de portas abertas para receber com tranquidade osvisitantes

Por Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte 03/12/2023 19h27 - Atualizado em 04/12/2023 14h46
Trade turístico sai em defesa de Maceió contra fake news de influenciadores digitais
Abrasel destaca que Maceió está preparada para a alta temporada - Foto: Divulgação

Depois das postagens irresponsáveis de influenciadores digitais e de vídeos divulgados em páginas no Instagram com milhões de seguidores, em ambas as situações relatando que Maceió vai afundar, devido ao possível colapso da Mina 18, no bairro do Mutange, o trade turístico se manifestou. Primeiro foram as agências de viagens e receptivos que divulgaram notas. Em seguida a própria prefeitura. E depois as entidades do trade turístico.

Marcus Batalha, presidente da Abrasel em Alagoas, lamenta o fato e afirma que está unido aos demais líderes do trade, acompanhando as atualizações sobre o afundamento do solo no bairro do Mutange. E que apesar das autoridades ainda não saberem exatamente a proporção exata em torno da área afetada, é verídica e incontestável a informação de o problema é localizado e não existe capacidade para atingir as áreas turísticas de Maceió, assim como não estão em risco as principais vias de acesso à cidade, rodovias, aeroporto e rodoviária. O presidente reforça ainda que Maceió está preparada e de portas abertas para receber com tranquilidade os turistas e visitantes que venham desfrutar das belezas naturais e a rica gastronomia.

Tudo começou com a postagem desastrosa e totalmente irresponsável do influencer Carinhos Maia, que usou sua poderosa rede social dizendo que Maceió estava afundando e pedindo socorro para salvar a capital, quando na verdade a região afetada é restrita aos bairros próximos a lagoa Mundaú, como Mutange, Bom Parto e Bebedouro. Em seguida, uma página com mais de 2 milhões de seguidores, do @hotelmazzafera repercutiu um vídeo irresponsável do influencer @alvxaro, com mais de 1 milhão de seguidores, de que Maceió vai afundar.

As fake news publicadas nos últimos dias de que Maceió vai afundar já estão surtindo efeito negativo, com muita gente preocupada, tendo em vista a alta temporada que se aproxima.