Turismo
Ministério do Turismo realiza ações de orientação em Belém, no Pará
Agenda acontece entre os dias 6 e 10 de novembro e reunirá diversos setores do turismo local
O Ministério do Turismo desembarca, nesta semana, em Belém (PA) para realizar visitas técnicas e orientações sobre os programas e iniciativas da Pasta, como o Cadastur e o Fungetur. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Estadual e Municipal de Turismo, além de empresários locais de diversos segmentos turísticos. Na pauta, estão previstas as medidas que fazem parte da preparação para a COP 30, que acontecerá na cidade, em 2025.
Durante a agenda, que teve início nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 10 de novembro, a equipe irá se encontrar também com a representantes da rede hoteleira para falar sobre a importância da formalização dos prestadores de serviço do trade local e dos benefícios que eles podem ter ao estarem devidamente registrados no Cadastur. Ainda está previsto um workshop com os empresários, para aqueles que têm dificuldades de realizar o cadastro, possam ser auxiliados para realizar o registro.
Serão realizadas ainda ações de fiscalização nos meios de hospedagem, que não têm o cadastro, para que sejam orientados e apresentados às vantagens do cadastro, como aumento da visibilidade do negócio, oportunidades de qualificação e apoio em eventos por parte do Ministério do Turismo.
Outro destaque que irá ser pautado durante as reuniões, são os financiamentos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) destinados a empreendimentos turísticos. O Fundo permite obter crédito de até R$ 15 milhões, com juros de até 8,53% ao ano e até 5 anos de carência.
MAIS CRÉDITO PARA O SETOR
O Ministério do Turismo liberou recentemente um crédito suplementar de R$ 100 milhões para incentivar o setor turístico no Pará, por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os recursos permitirão que empreendimentos turísticos utilizem recursos para capital de giro, compra de equipamentos, além de reforma e modernização de empreendimentos.
COP 30
O Brasil se prepara para a COP 30, em 2025, que terá Belém (PA) como sede do encontro. A Conferência reúne lideranças mundiais com o objetivo de debater soluções contra o aquecimento global e iniciativas que permitam criar alternativas sustentáveis à vida na Terra.
CADASTUR
O Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos tem como objetivo incentivar a formalização de guias e empreendimentos turísticos. O registro é gratuito e obrigatório para sete categorias: acampamentos turísticos, agências de turismo, estabelecimentos de hospedagem, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos, empresas de transporte turístico e guias de turismo.
Mais lidas
-
1Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
2Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
3Economia digital
Prefeitura de Maceió organiza cidade para receber reunião do G20
-
4Baleado em Paraty
Como está o Mingau do Ultraje a Rigor? Baixista ganha festa de aniversário em hospital
-
5Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas