Turismo

Prêmio Braztoa: 25 iniciativas sustentáveis de turismo foram classificadas

Nesta edição, os finalistas poderão apresentar os projetos aos jurados; cerimônia de premiação acontecerá no final de novembro em Vitória (ES)

Por Paula Rosa / MTur 23/10/2023 23h55
Prêmio Braztoa: 25 iniciativas sustentáveis de turismo foram classificadas
Prêmio Braztoa - Foto: Reprodução

Vinte e cinco iniciativas sustentáveis de turismo foram classificadas para a final da décima primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de novembro, em Vitória (ES) e terá transmissão ao vivo pelo Youtube.

A iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem como principal objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade para ações que se destaquem com melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Nesta edição, todos os classificados terão a oportunidade de defender seus projetos aos jurados, na forma de pitches (pequenas apresentações), com duração de cinco minutos. Essa etapa da premiação acontecerá no dia 23 de novembro, no Sebrae ES, de forma on-line (via Zoom) ou presencialmente.

A valorização das experiências e da gestão foi a temática mais prevalente nos inscritos. O Prêmio reconhecerá 10 iniciativas em duas categorias: Gestão/Governança e Experiência/Produtos. Ao todo, foram inscritos 98 cases de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

“É muito importante darmos visibilidade a esses projetos que poderão ser replicados em várias partes do país, ajudando a disseminar a sustentabilidade no turismo que é tão imprescindível para o desenvolvimento do setor no Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Os vencedores passam a integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, constarão no Anuário Braztoa 2024 e serão divulgados nos canais oficiais da instituição. Puderam participar operadoras associadas, empresas e organizações da sociedade civil e instituições governamentais vinculadas ao turismo, fundações, associações, iniciativas da comunicação, projetos inovadores, e trabalhos e pesquisas acadêmicas. Confira AQUI a lista completa de finalistas.

“Parabenizamos a todos que se inscreveram e aos que se classificaram, pelo empenho e compromisso em atuar de forma diferenciada e responsável. Para além do reconhecimento do Prêmio, são cases inspiradores para multiplicar em muitas outras iniciativas para transformar o turismo”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braszoa, Marina Figueiredo.

Além do MTur, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 conta com o apoio da Embratur e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).